Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Homilia Diária: "A caridade é o princípio e o fim de todas as coisas!"

”Pois eu estava com fome e não me destes de comer; eu estava com sede e não me destes de beber; eu era estrangeiro e não me recebestes em casa; eu estava nu e não me vestistes; eu estava doente e na prisão e não fostes me visitar” (Mt 25, 42).

Canção Nova - 10 de março de 2014 - 07:00

O Evangelho de hoje aponta para nós o julgamento final da humanidade, o dia em que todos nós compareceremos diante do tribunal de Deus. Seremos julgados por nossas obras, por aquilo que fizemos ou deixamos de fazer em nossa vida aqui na Terra. E alguém pode perguntar: qual é a base, qual é o critério e o julgamento final?

O julgamento de todos nós, no fim das contas, será baseado em um critério fundamental, que se chama ”caridade”. A caridade é o princípio e o fim de todas as coisas! Sabem, meus irmãos, nós não seremos julgados pela quantidade de terços e de novenas que rezamos nem pela quantidade de Santas Missas de que nós participamos. Afinal de contas, esses são meios de nos santificarmos, de crescermos na fé e de permanecermos firmes no Senhor. E quanto precisamos disso! Pois esses são meios que devem abrir o nosso coração para vivermos uma caridade verdadeiramente evangélica, profunda, séria, comprometida com os mais necessitados.

Se nós temos uma fé que move montanhas e nós não fazemos nada pelos que mais sofrem, ela [fé] de nada adiantará. Essa fé, por mais poderosa que seja, não irá nos salvar! A fé que nos salva é profundamente caridosa, a fé que nos salva nos move a cuidarmos uns dos outros. E nesse ponto, nós não podemos fugir da nossa responsabilidade. O Evangelho, para nós, é muito preciso, a responsabilidade dos cristãos deste mundo é cuidar de quem passa fome, de quem não tem o que comer, de quem está nas prisões, de quem está nos hospitais, de quem está desamparado, de quem vive como um excluído da sociedade. Eles serão os nossos juízes no final das contas.

É o pobre que bate no vidro do nosso carro, o pobre que nos para nas ruas e avenidas da vida, aqueles a quem nós, muitas vezes, desprezamos, viramos o rosto, serão eles os nossos juízes no dia no julgamento final. E tudo o que fizermos a eles, aos menores, aos sofredores pode ter certeza que é ao Senhor que estaremos fazendo.

Muitas vezes, cuidamos tão bem das coisas de Deus, da Bíblia, sacrário; temos um zelo pelas coisas de Deus, o que é maravilhoso. No entanto, quem é zeloso pelas coisas de Deus precisa ser também tão zeloso para a presença de Deus no pobre e no excluído. O que fizermos ao menor dos nossos irmãos será o critério para a nossa salvação final!

Que Deus abençoe você!

SIGA-NOS NO Google News