Cassilândia, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

24/11/2004 08:35

Homicídio é 1º lugar como causa de morte externa em MS

Inara Silva/Campo Grande News

Os homicídios estão em primeiro lugar como causa externa de morte em Mato Grosso do Sul. Eles respondem por 37% das mortes de homens no Estado. Os dados são apresentados no Relatório Nacional “Violência por armas de fogo no Brasil”, da pesquisa desenvolvida no NEV – USP (Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo) e foi feito por meio do SIM (Sistema de Informações sobre Mortalidade) do Ministério da Saúde, na década de 90. Segundo o levantamento, o Estado apresenta proporção de homicídios igual ou superior às encontradas na região Centro-Oeste e no Brasil. Considerando somente mortes por armas de fogo, os homicídios superam todas as demais causas externas de morte (acidente de trânsito, outros meios e armas de fogo) em todos os estados da região Centro-Oeste, inclusive, no Mato Grosso do Sul. No total de mortes por homicídio, as armas de fogo foram utilizadas na maioria dos casos no Distrito Federal (69,5%), em Goiás (57,5%) e no Mato Grosso do Sul (62,1%). Em Mato Grosso, a maioria dos homicídios (51,1%) foi cometida com outras armas/instrumentos. Os acidentes (excluindo-se acidentes de trânsito) foram a segunda causa externa de morte em Mato Grosso (31,8%), a terceira no Mato Grosso do Sul (20,9%) e no Distrito Federal (17,6%), e a quarta em Goiás (15,7%).
Considerando todas as 19.103 mortes por armas de fogo ocorridas na região Centro-Oeste, 34,6% foram em Goiás (6.569), 23,6% no Distrito Federal (4.483), 23,2% em Mato Grosso do Sul (4.402), e 18,7% em Mato Grosso (3.559). Goiás concentra 2,5% de todas as mortes por armas de fogo ocorridas no País nos anos 90.
No total de mortes por armas de fogo, os acidentes mantêm a segunda posição em Mato Grosso (9,5%) e a quarta em Mato Grosso do Sul (3,8%). A proporção de acidentes no total de mortes por armas de fogo varia de 5,7% em Mato Grosso, 4,7% em Mato Grosso do Sul – superando a porcentagem encontrada para o Brasil e para a região Centro-oeste – a 0,9% no Distrito Federal.
As mortes com intenção indeterminada estão em terceiro lugar no grupo de mortes por causas externas em Goiás (16,3%), em quarto no Mato Grosso do Sul (8,2%) e em quinto no Mato Grosso (3,1%) e no Distrito Federal (1,3%), passando para o segundo lugar em Goiás
(16,2%), terceiro em Mato Grosso do Sul (6,4%) e no Distrito Federal (1%) e quarto em Mato Grosso (1,2%), se considerarmos somente as mortes por arma de fogo.
Os suicídios ocupam quarto e quinto lugares no total de óbitos por causas externas, sendo as porcentagens mais elevadas encontradas no Mato Grosso do Sul e em Goiás, onde atingem o valor de 7%. No total de mortes por armas de fogo, os suicídios estão em segundo lugar no Mato Grosso do Sul (8,5%), e no Distrito Federal (7,7%), e no terceiro em Mato Grosso (5,2%) e Goiás (10,9%).

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
03:14
Loteria
Terça, 06 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)