Cassilândia, Domingo, 22 de Janeiro de 2017

Últimas Notícias

24/11/2004 08:35

Homicídio é 1º lugar como causa de morte externa em MS

Inara Silva/Campo Grande News

Os homicídios estão em primeiro lugar como causa externa de morte em Mato Grosso do Sul. Eles respondem por 37% das mortes de homens no Estado. Os dados são apresentados no Relatório Nacional “Violência por armas de fogo no Brasil”, da pesquisa desenvolvida no NEV – USP (Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo) e foi feito por meio do SIM (Sistema de Informações sobre Mortalidade) do Ministério da Saúde, na década de 90. Segundo o levantamento, o Estado apresenta proporção de homicídios igual ou superior às encontradas na região Centro-Oeste e no Brasil. Considerando somente mortes por armas de fogo, os homicídios superam todas as demais causas externas de morte (acidente de trânsito, outros meios e armas de fogo) em todos os estados da região Centro-Oeste, inclusive, no Mato Grosso do Sul. No total de mortes por homicídio, as armas de fogo foram utilizadas na maioria dos casos no Distrito Federal (69,5%), em Goiás (57,5%) e no Mato Grosso do Sul (62,1%). Em Mato Grosso, a maioria dos homicídios (51,1%) foi cometida com outras armas/instrumentos. Os acidentes (excluindo-se acidentes de trânsito) foram a segunda causa externa de morte em Mato Grosso (31,8%), a terceira no Mato Grosso do Sul (20,9%) e no Distrito Federal (17,6%), e a quarta em Goiás (15,7%).
Considerando todas as 19.103 mortes por armas de fogo ocorridas na região Centro-Oeste, 34,6% foram em Goiás (6.569), 23,6% no Distrito Federal (4.483), 23,2% em Mato Grosso do Sul (4.402), e 18,7% em Mato Grosso (3.559). Goiás concentra 2,5% de todas as mortes por armas de fogo ocorridas no País nos anos 90.
No total de mortes por armas de fogo, os acidentes mantêm a segunda posição em Mato Grosso (9,5%) e a quarta em Mato Grosso do Sul (3,8%). A proporção de acidentes no total de mortes por armas de fogo varia de 5,7% em Mato Grosso, 4,7% em Mato Grosso do Sul – superando a porcentagem encontrada para o Brasil e para a região Centro-oeste – a 0,9% no Distrito Federal.
As mortes com intenção indeterminada estão em terceiro lugar no grupo de mortes por causas externas em Goiás (16,3%), em quarto no Mato Grosso do Sul (8,2%) e em quinto no Mato Grosso (3,1%) e no Distrito Federal (1,3%), passando para o segundo lugar em Goiás
(16,2%), terceiro em Mato Grosso do Sul (6,4%) e no Distrito Federal (1%) e quarto em Mato Grosso (1,2%), se considerarmos somente as mortes por arma de fogo.
Os suicídios ocupam quarto e quinto lugares no total de óbitos por causas externas, sendo as porcentagens mais elevadas encontradas no Mato Grosso do Sul e em Goiás, onde atingem o valor de 7%. No total de mortes por armas de fogo, os suicídios estão em segundo lugar no Mato Grosso do Sul (8,5%), e no Distrito Federal (7,7%), e no terceiro em Mato Grosso (5,2%) e Goiás (10,9%).

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 22 de Janeiro de 2017
Sábado, 21 de Janeiro de 2017
20:55
Loteria
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Sexta, 20 de Janeiro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)