Cassilândia, Domingo, 10 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

12/01/2006 09:54

Homem que tentou matar o papa João Paulo é solto

Valtemir Rodrigues/ABr

O Ministério da Educação (MEC) planeja fazer, ainda este ano, a primeira radiografia da educação profissional no Brasil. As diretrizes da avaliação devem ser definidas até junho, prazo final dado ao grupo de trabalho criado para cuidar do assunto. O objetivo do levantamento será elaborar um quadro geral dos alunos e dos professores, identificar experiências bem-sucedidas, além de revisar os currículos e avaliar a qualidade dos cursos. Nesta primeira avaliação, não estão previstas provas para os estudantes. Dados do MEC indicam que no país existem cerca de 700 mil alunos na educação profissional.

O coordenador geral de planejamento, orçamento e gestão da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Getúlio Marques Ferreira, explica que a avaliação será realizada em vários cursos e nos diversos níveis de ensino. "Nós pretendemos descobrir, além da quantidade real de alunos, as dificuldades que esses alunos sentem, que políticas de financiamento poderão existir nesse conjunto complexo de instituições para a partir daí elaborarmos as ações para melhorar esse ensino", conta Ferreira.

De acordo com ele, um dos desafios para a avaliação é justamente a existência de cursos profissionalizantes em diferentes modalidades de ensino e instituições. A educação profissional é oferecida na formação básica e continuada, por meio dos cursos de capacitação rápida e direta voltada ao trabalho. Já nos cursos técnicos de nível médio, o ensino profissionalizante promove formação em áreas como eletrônica e eletrotécnica. Existem ainda os cursos superiores de tecnologia, também incluídos na modalidade profissionalizante.

"A educação profissional se realiza na rede federal de educação tecnológica, em 144 instituições federais em todo Brasil, no sistema S como Sesc, Senac, e nos sindicatos, além dos cursos técnicos de nível médio em todo país", lembra o coordenador. Segundo ele, o grupo de trabalho que estuda a avaliação da educação profissional está sob a responsabilidade da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, que atua por meio do Sistema de Avaliação da Educação Profissional (Saep) e em parceria Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (INEP/MEC).

Entre os parceiros também estão representantes dos ministérios da Educação, Justiça e Trabalho e Emprego, do Conselho dos Diretores das Escolas Técnicas Vinculadas às Instituições Federais de Ensino Superior, do Conselho Nacional das Escolas Agrotécnicas Federais, e do Conselho Nacional dos Centros Federais de Educação Tecnológica e do Sistema S, composto por entidades como Senai, Sesi, Senac e Sesc.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 09 de Dezembro de 2017
09:09
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)