Cassilândia, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

06/07/2004 14:29

Homem : Carrapatos são grandes transmissores de doenças

Milena Galdino / ABr

Carrapatos são, depois dos mosquitos, os maiores transmissores de doenças no campo. Eles carregam na saliva bactérias, fungos, vírus, protozoários e toxinas paralizantes e, dependendo do tempo em que permanecem na pele humana sem tratamento, podem levar à morte.

"As pessoas subestimam os efeitos nocivos trazidos pelo carrapato. Ele é mais esperto e tem mecanismos de proteção", alertou a pesquisadora Elba Sampaio, do Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz), ao programa Cotidiano, da Rádio Nacional.

Ela disse que a percentagem de carrapatos contaminados é bem pequena e que, quanto mais rápido o carrapato é removido, menores as chances de contaminação e desenvolvimento da febre maculosa, transmitida por ele. "A retirada deve ser cuidadosa para que toda a âncora formada pelo sistema bucal do carrapato seja descolada da pele", ensinou.

Segundo Elba, não se deve espremer ou colocar fogo próximo ao parasita. "O melhor é tracioná-lo até que a âncora bucal se feche, para que não fiquem partes dele no corpo, que resultam em inflamação". A retirada pode ser feita com escova de roupas e álcool.

No caso de febre ou mal estar até cinco dias após a contaminação, o infectado deve procurar atendimento médico. "As pessoas morrem por falta de diagnóstico correto. Antibióticos, se ministrados no período certo, podem anular os efeitos", garantiu a pesquisadora.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
06:50
Loterias
Sexta, 02 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)