Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Holanda vence o Japão e fica perto da vaga

GE.net - 19 de junho de 2010 - 14:43

A Holanda poderá assegurar a sua vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo ainda neste sábado, caso a Dinamarca vença ou empate com Camarões em Pretoria. Em Durban, no estádio Moses Mabhida, o time comandado por Bert Van Marwijk ganhou do Japão por 1 a 0 e isolou-se na liderança do grupo E. O gol marcado por Sneijder transformou o goleiro Kawashima em mais uma vítima da Jabulani.

Com o resultado, a Holanda passou a somar 6 pontos, contra 3 do Japão. Camarões e Dinamarca ainda não têm nenhum. Na próxima quinta-feira, na última rodada da chave, os holandeses enfrentarão os africanos na Cidade do Cabo. Já os japoneses tentarão avançar à próxima fase do Mundial diante dos dinamarqueses, em Rustemburgo.

O jogo - O técnico Takeshi Okada não se envergonhou com as assumidas deficiências do Japão. Para surpreender a Holanda, favorita à primeira colocação do grupo E, ele conscientizou os seus jogadores sobre a importância de fazer uma marcação cerrada. A equipe oriental respondeu com muita disposição tática.

Contraditoriamente, a primeira chance mais clara de gol foi criada pelo Japão. Aos 11 minutos, depois que Kuyt demonstrou ousadia para tentar uma finalização de bicicleta, Nagatomo respondeu com um bom chute de fora da área. A bola passou próxima da trave, assustando o goleiro Stekelenburg.

Já a Holanda não queria encurtar o caminho com conclusões de longa distância. Diante do empenhado sistema defensivo japonês, o time europeu trocava passes demasiadamente - fazia a bola chegar até os pés de Stekelenburg para voltar ao ataque. A ordem do técnico Bert Van Marwijk era manter a paciência para abrir o placar.

Sem ser ameaçada pelo Japão, no entanto, a Holanda também não conseguiu ser incisiva na etapa inicial. Teve cerca de 70% de posse de bola, mas finalizou apenas três vezes. Nada que preocupasse os holandeses naquele instante. Enquanto os torcedores sopravam as suas vuvuzelas nas arquibancadas, os jogadores desciam tranquilos para o vestiário.

A estratégia das duas equipes não mudou no começo do segundo tempo. Aos oito minutos, porém, a Holanda finalmente obrigou o Japão a sair do campo de defesa. Van Persie ajeitou a bola para Sneijder, que chutou forte da entrada da área. O goleiro Kawashima se atrapalhou com a Jabulani e espalmou para dentro.

Takeshi Okada, então, mandou o seu time também atacar. Trocou Matsui e Okubo por Nakamura e Tamada, e o Japão começou a se arriscar mais para tentar o empate. Sem ser envolvente, a equipe asiática não chegava a fazer Stekelenburg trabalhar tanto através de levantamentos na área e conclusões de longe.

Chegara o momento de a Holanda se beneficiar da troca de passes e fazer o tempo passar. Bert Van Marwijk até fez substituições ofensivas, com Elia, Afellay e Huntelaar nos lugares de Van der Vaart, Sneijder e Van Persie, mas nem por isso os holandeses se entusiasmaram no ataque. A prioridade era administrar o resultado positivo.

Ainda assim, as duas melhores oportunidades de gol no final da partida foram da Holanda. Aos 39, Afellay invadiu a área e chutou em cima de Kawashima. Pouco depois, ele novamente tentou e parou na defesa do goleiro. O placar de 1 a 0, de qualquer maneira, já era suficiente para deixar a Holanda perto do mata-mata na África do Sul.

SIGA-NOS NO Google News