Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Hoje é o Dia Nacional do Doador de Sangue

Agência do Rádio - 25 de novembro de 2008 - 06:52

Hoje é o Dia Nacional do Doador de Sangue, mais uma oportunidade de reforçar para todos os brasileiros a importância de doar sangue. De acordo com o Ministério da Saúde, os índices de doação no País ainda são baixos: de cada cem pessoas, apenas duas contribuem com os hemocentros. A Organização Mundial de Saúde recomenda uma média de cinco doadores a cada grupo de cem pessoas. A responsável pelo Programa de Captação de Doadores Voluntários, Vânia Melo, explica quais são os critérios para quem quer doar sangue.


"Os principais requisitos são: idade de 18 a 65 anos, peso a partir de 50 quilos. Não ter tido hepatite após os 10 anos de idade, não ter comportamentos sexuais de risco, e fora isso, o detalhamento dessa entrevista clínica será feito no momento da triagem do serviço de hemoterapia."

LOC/REPÓRTER: Segundo Vânia Melo, uma iniciativa bem sucedida que tem levado mais jovens a doar sangue é o projeto Hemocentro nas Escolas, desenvolvido no Distrito Federal. A diretora da Fundação Hemocentro de Brasília, Maria de Fátima Portela, explica o projeto.

"O aluno hoje na 5 série, com onze anos de idade já está ouvindo falar sobre o sangue, a importância do sangue, a importância de se doar sangue. Normalmente, é na aula de ciência, de biologia, nós temos uma cartilha, e os jovens são educados sobre a importância de se doar sangue. E, quando completam dezoito anos, procuram espontaneamente o hemocentro para doarem."

A diretora da Fundação Hemocentro de Brasília lembra, ainda, que o sangue e seus derivados são fundamentais para o funcionamento de qualquer sistema de saúde no mundo. Uma única doação pode ajudar até quatro pessoas.

Reportagem, Marcelo Brito

SIGA-NOS NO Google News