Cassilândia, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

25/11/2008 06:52

Hoje é o Dia Nacional do Doador de Sangue

Agência do Rádio

Hoje é o Dia Nacional do Doador de Sangue, mais uma oportunidade de reforçar para todos os brasileiros a importância de doar sangue. De acordo com o Ministério da Saúde, os índices de doação no País ainda são baixos: de cada cem pessoas, apenas duas contribuem com os hemocentros. A Organização Mundial de Saúde recomenda uma média de cinco doadores a cada grupo de cem pessoas. A responsável pelo Programa de Captação de Doadores Voluntários, Vânia Melo, explica quais são os critérios para quem quer doar sangue.


"Os principais requisitos são: idade de 18 a 65 anos, peso a partir de 50 quilos. Não ter tido hepatite após os 10 anos de idade, não ter comportamentos sexuais de risco, e fora isso, o detalhamento dessa entrevista clínica será feito no momento da triagem do serviço de hemoterapia."

LOC/REPÓRTER: Segundo Vânia Melo, uma iniciativa bem sucedida que tem levado mais jovens a doar sangue é o projeto Hemocentro nas Escolas, desenvolvido no Distrito Federal. A diretora da Fundação Hemocentro de Brasília, Maria de Fátima Portela, explica o projeto.

"O aluno hoje na 5 série, com onze anos de idade já está ouvindo falar sobre o sangue, a importância do sangue, a importância de se doar sangue. Normalmente, é na aula de ciência, de biologia, nós temos uma cartilha, e os jovens são educados sobre a importância de se doar sangue. E, quando completam dezoito anos, procuram espontaneamente o hemocentro para doarem."

A diretora da Fundação Hemocentro de Brasília lembra, ainda, que o sangue e seus derivados são fundamentais para o funcionamento de qualquer sistema de saúde no mundo. Uma única doação pode ajudar até quatro pessoas.

Reportagem, Marcelo Brito

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)