Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Hoje é o Dia Nacional de Combate a Hipertensão

26 de abril de 2006 - 07:36

Nesta quarta-feira, 26 de abril, comemora-se o Dia Nacional de Combate à Hipertensão. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Hipertensão, um a cada quatro brasileiros têm a doença. Para prevenir é importante fazer exercícios físicos, pelo menos, três vezes por semana, evitar álcool, fumo e ter uma alimentação balanceada. As pessoas que são obesas ou sofrem de diabetes são mais propensas a desenvolver a doença. O presidente da Sociedade Brasileira de Hipertensão, Robson Santos, diz que o momento é importante para a população verificar como anda a saúde.

"Esse dia é um dia de conscientização da população do problema grave qu e representa a hipertensão arterial e com as atividades que são programadas nesses dias nós procuramos motivar a população para a adesão ao tratamento. No Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão nós costumamos organizar caminhadas, medidas de pressão arterial em locais públicos, palestras, entrevistas na mídia, procura se dar a maior divulgação possível para motivar a população para o controle da pressão arterial."

De acordo com a Sociedade Brasileira de Hipertensão, quem possui pressão arterial acima de 14 por 9 pode ser considerado hipertenso. A pressão abaixo de 12 por 8 é considerada ótima, e a abaixo de 13 por 8,5 é classificada como normal.

De Brasília, Kelly Beltrão

SIGA-NOS NO Google News