Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Hoje é o Dia Mundial do Doador de Sangue

Agência do Rádio - 14 de junho de 2008 - 06:07

Hoje é o Dia Mundial do Doador de Sangue. A doação de sangue é um ato de solidariedade que ajuda a salvar muitas vidas. No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, os índices de doação ainda são baixos: a cada cem pessoas, apenas duas contribuem com os hemocentros. Vânia Melo, responsável pelo Programa de Captação de Doadores Voluntários, lembra a importância das doações.


"Além das pessoas que estão realizando cirurgias, dos acidentes infelizmente diários, nós temos pessoas que sofrem de doenças hematológicas crônicas, que praticamente toda semana necessitam receber uma ou mais transfusões de sangue. Então, essas pessoas só sobrevivem porque existem os doadores de sangue. Por isso a gente pede e convoca a população e agradece o 14 de junho que é o seu dia doador, mas também nesse dia comemore fazendo mais uma doação. O serviço hemoterápico está a sua espera."

Vânia Melo afirma ainda que o processo de doação de sangue é rápido: incluindo a entrevista médica necessária, leva de quarenta e cinco minutos a uma hora. Entre os doadores, quase metade são jovens com idade entre dezoito e vinte e nove anos.

De Brasília, Marcelo Brito

SIGA-NOS NO Google News