Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Hoje é o Dia Mundial do Diabetes; saiba mais

Agência do Rádio - 14 de novembro de 2008 - 07:01

Catorze de novembro é o Dia Mundial do Diabetes. Este ano, o foco da campanha é a doença em crianças e adolescentes. O objetivo é conscientizar sobre o aumento de casos, principalmente dos tipos um e dois, em pessoas mais jovens e ressaltar a importância do diagnóstico precoce, o que ajuda a reduzir complicações crônicas e a salvar vidas. O médico José Geraldo Pereira explica que a doença aparece por causa da baixa quantidade de insulina no organismo.


"Não tendo insulina suficiente, você simplesmente começa a aumentar a glicose no sangue. Aumentando essa glicose no sangue, as células do seu organismo passam a ficar mais deficientes. Então, o que acontece? Não tendo insulina para poder queimar essa glicose para alimentar as célular, o indivíduo vai ter uma deficiência da alimentação celular e, com isso, vai dando alteração no organismo."

De acordo com o médico, o diabético que não segue as recomendações do tratamento pode ter complicações muito sérias, como a amputação de membros e a cegueira. Quando não detectado logo nos primeiros anos, o diabetes pode levar à morte. A campanha para marcar o Dia Mundial do Diabetes pretende incentivar crianças e adolescentes a adquirirem hábitos alimentares saudáveis e a praticarem atividades físicas.

Reportagem, Leilane Alves

SIGA-NOS NO Google News