Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 16 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Hoje é o Dia do Agrimensor

Agência do Rádio - 04 de junho de 2009 - 07:34

Nesta quinta-feira, quatro de junho, é comemorado o Dia do Engenheiro Agrimensor. Uma das áreas mais antigas da engenharia, a agrimensura trabalha com a medição, divisão e demarcação de terras. É o agrimensor o responsável, por exemplo, por fornecer as informações necessárias sobre um terreno onde se pretende construir um prédio ou uma estrada. Tudo isso com base em estudos feitos sobre o solo e o relevo da área. O engenheiro agrimensor também determina os limites de uma propriedade rural ou mesmo de uma cidade. Reginaldo Sabadotto, presidente da Federação Nacional de Engenharia de Agrimensura, que integra o Colégio de Entidades Nacionais do Sistema Confea/Crea, fala da importância da profissão.

"O engenheiro agrimensor é um profissional que está envolvido em diversas outras áreas. Através da topografia, através do imagiamento por satélites, através da geodésia, que são ferramentas e instrumentos que servem de base para vários outros projetos, seja na área da construção civil, na área de rodovias, estradas de ferro, metrô. Na parte agrícola, trabalhando a parte de regularização fundiária, assentamentos rurais, também na parte de irrigação, drenagem e, na parte industrial, fazendo locação de máquinas, fazendo posicionamento de máquinas pesadas, grandes estruturas."

De acordo com o Reginaldo Sabadotto, o mercado profissional é vantajoso para o engenheiro agrimensor, já queo País passa por uma época de fortes investimentos em infraestrutura.

Reportagem, Cynthia Ribeiro

SIGA-NOS NO Google News