Cassilândia, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

21/09/2007 08:33

Hoje é o Dia de Luta da Pessoa Portadora de Deficiência

Agência do Rádio

Nesta sexta-feira, 21 de setembro, é lembrado o Dia Nacional de Luta da Pessoa Portadora de Deficiência. Instituída por lei, a data surgiu em 1982 e foi escolhida por ser próxima à primavera e ao Dia da árvore, como representação da busca pela cidadania e igualdade. O objetivo da data é discutir e alertar o poder público e a sociedade sobre a importância da inclusão social e igualdade de condições. Apesar das leis que auxiliam as pessoas com alguma deficiência, como a de inclusão no mercado de trabalho, cotas para concursos públicos e de acessibilidade, é muito difícil, por exemplo, conseguir uma vaga de emprego. Um dos maiores problemas é a falta de qualificação, mas os obstáculos também vêm das próprias empresas como conta o atleta de tênis de mesa paraolímpico Iranildo Espíndola.

"Existem poucas pessoas, digamos, qualificadas na área de deficiência. Mas muita gente também qualificada. Mas infelizmente o fato da pessoa ter uma certa deficiência é um obstáculo muito grande. Algumas empresas realmente não têm condições físicas de receber essa pessoa portador de deficiência, às vezes dificultam."

A data também serve para lembrar à sociedade que é preciso receber as diferenças. É o que defende o presidente da Federação Nacional das APAES, Eduardo Barbosa.

"A sociedade toda tem que entender que ela precisa conviver com diversidade. Por isso mesmo que se fala no processo de inclusão social, inclusão no trabalho inclusão na escola. Para poder fazer com que todos se adequem para receber as diferenças. E em cima disso, nós temos por exemplo a lei de acessibilidade que é um grande avanço porque ela exige um repensar da arquitetura urbana."

O Dia Nacional de Luta da Pessoa Portadora de Deficiência é comemorado todos os anos em todos os estados brasileiros. De acordo com o censo do IBGE, mais de 24,5 milhões de pessoas são deficientes no Brasil.

De Brasília, Marcelo Brito

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 04 de Dezembro de 2016
09:00
Maternidade
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)