Cassilândia, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

14/06/2008 06:03

Hoje é o Dia D contra a poliomielite; médico explica

Agência do Rádio

Hoje é dia da primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. Todas as crianças menores de cinco anos devem tomar a dose que protege contra a doença. Nós vamos conversar agora com o pediatra e infectologista Robério Dias Leite que vai esclarecer as principais dúvidas sobre a vacina. Doutor, por que é tão importante levar as crianças ao posto de saúde?

"Elas devem comparecer à campanha mesmo que tenham completado o esquema vacinal básico. Mas as campanhas elas são muito importantes porque a criança que foi vacinada ela elimina o vírus na comunidade, então, ele tem essa característica de proteção coletiva quando se faz uma grande campanha."

O que é poliomielite?

"É uma doença infecciosa transmitida pelo vírus chamado poliovírus e tem três tipos: 1, 2 e 3 . Esse vírus na maioria das vezes dá só uma doença febril sem nenhuma repercussão, mas em um percentual de até seis por cento dos casos ele pode desencadear o quadro da paralisia infantil, no caso da paralisia flácida principalmente das pernas, dos membros inferiores, a paralisia aguda acompanhada do quadro febril, então, aí se consiste a poliomielite."

Doutor Robério, é verdade que no Brasil a doença já esta erradicada?


"O último caso de pólio registrado no Brasil foi em 89, 1989. A poliomielite foi considerada erradica no Brasil e nas Américas a partir do ano de 1994."

Se a doença está erradicada, por que as crianças ainda precisam tomar a vacina ?

"Com a globalização existe um risco permanente da entrada de pessoas infectadas oriundas de outros países em que a poliomielite não foi erradicada. Ainda existem situações epidêmicas na África e existe sempre o risco da reintrodução do pólio-vírus selvagem no Brasil. Daí a importância da manutenção e da vigilância de novos casos que é uma coisa constante e que o Ministério da Saúde se preocupa."

O senhor gostaria de deixar uma mensagem à população para participar da campanha?


"As campanhas elas precisam que as crianças compareçam para que a gente continue livre da poliomielite. O grande risco que a gente tem é que quando a gente esquece os casos de paralisia durante um longo tempo devido ao sucesso da vacinação isso vai saindo da memória da população e é importante que não se esqueça que existe sempre a possibilidade da reintrodução do vírus da poliomielite que causa a paralisia infantil."

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 09 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)