Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Hoje é o Dia D contra a poliomielite; médico explica

Agência do Rádio - 14 de junho de 2008 - 06:03

Hoje é dia da primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. Todas as crianças menores de cinco anos devem tomar a dose que protege contra a doença. Nós vamos conversar agora com o pediatra e infectologista Robério Dias Leite que vai esclarecer as principais dúvidas sobre a vacina. Doutor, por que é tão importante levar as crianças ao posto de saúde?

"Elas devem comparecer à campanha mesmo que tenham completado o esquema vacinal básico. Mas as campanhas elas são muito importantes porque a criança que foi vacinada ela elimina o vírus na comunidade, então, ele tem essa característica de proteção coletiva quando se faz uma grande campanha."

O que é poliomielite?

"É uma doença infecciosa transmitida pelo vírus chamado poliovírus e tem três tipos: 1, 2 e 3 . Esse vírus na maioria das vezes dá só uma doença febril sem nenhuma repercussão, mas em um percentual de até seis por cento dos casos ele pode desencadear o quadro da paralisia infantil, no caso da paralisia flácida principalmente das pernas, dos membros inferiores, a paralisia aguda acompanhada do quadro febril, então, aí se consiste a poliomielite."

Doutor Robério, é verdade que no Brasil a doença já esta erradicada?


"O último caso de pólio registrado no Brasil foi em 89, 1989. A poliomielite foi considerada erradica no Brasil e nas Américas a partir do ano de 1994."

Se a doença está erradicada, por que as crianças ainda precisam tomar a vacina ?

"Com a globalização existe um risco permanente da entrada de pessoas infectadas oriundas de outros países em que a poliomielite não foi erradicada. Ainda existem situações epidêmicas na África e existe sempre o risco da reintrodução do pólio-vírus selvagem no Brasil. Daí a importância da manutenção e da vigilância de novos casos que é uma coisa constante e que o Ministério da Saúde se preocupa."

O senhor gostaria de deixar uma mensagem à população para participar da campanha?


"As campanhas elas precisam que as crianças compareçam para que a gente continue livre da poliomielite. O grande risco que a gente tem é que quando a gente esquece os casos de paralisia durante um longo tempo devido ao sucesso da vacinação isso vai saindo da memória da população e é importante que não se esqueça que existe sempre a possibilidade da reintrodução do vírus da poliomielite que causa a paralisia infantil."

SIGA-NOS NO Google News