Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 19 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Hoje é feriado em Cassilândia e o que tem o municipio em comum com o Ceará

Redação - 19 de março de 2018 - 07:47

Hoje é feriado em Cassilândia por ser Dia de São José, o padroeiro do município. Em São José do Rio Preto também, pelo mesmo motivo.,

A jornalista Heloisa Vasconcelos, do jornal O Povo online, escreveu uma interessante matéria sobre o assunto. Leia:

Descubra por que São José é o padroeiro do Ceará

O dia 19 de março é conhecido desde 1621, com o decreto do papa Gregório XV, como dia de São José. O santo é padroeiro do Estado, por isso, em Fortaleza e nas demais cidades do Ceará, é feriado no seu dia. São José é o pai de Jesus Cristo na tradição católica, marido de Maria e carpinteiro de profissão. É considerado o protetor da Igreja Católica e padroeiro dos trabalhadores e das famílias por seu trabalho de artesão e por ser patriarca da Sagrada Família.

De acordo com o padre Gilson Soares, titular da paróquia Nossa Senhora das Graças, no bairro Manoel Sátiro, a escolha de São José para padroeiro do Ceará se deu devido à primeira capital do Ceará ser Aquiraz, que tem o mesmo santo como protetor. Segundo conta, uma das primeiras embarcações que chegaram ao Ceará, por meio de Aquiraz, trazia uma imagem de São José do Ribamar. Foi definido, então, o santo como padroeiro da cidade e, posteriormente, do Estado. São José do Ribamar, inclusive, foi o nome da primeira vila oficialmente instalada no Ceará, no arraial do Iguape, onde hoje fica Aquiraz.

O também assessor da regional Nordeste I do Centro de Valorização da Vida (CVV) diz que, geralmente, o dia dedicado a um santo tem a ver com a história desse, geralmente a data de sua morte ou martírio. No caso de São José, a exatidão é mais difícil, já que pouco se sabe sobre sua história. “A história de São José pouco aparece na Bíblia. Ele é um santo silencioso e humilde”, afirma o padre.

Ele esclarece que, para a Igreja, São José não tem uma relação direta com as chuvas, ainda que exista a tradição de que o santo “traz chuva”, principalmente entre os nordestinos. “São José é mais sobre família, também é protetor das viúvas e das vocações. Mas nada a ver com chuvas”, diz. Ele explica que a crença se fortalece apenas porque o dia de São José coincide com o conhecido mês das chuvas no Ceará.

Dezenove de março é considerado dia santo para toda a Igreja Católica. Em Fortaleza, o feriado é estabelecido pela lei 8.796, de 9 de dezembro de 2003. Também é feriado em Aracati, Aquiraz, Caucaia, Crateús, Iguatu, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Pacajus, Quixadá, Sobral, entre outros. E há lugares em que é feriado pela tradição, embora não haja decreto oficial. A Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) informou não ser possível informar a lista de municípios nos quais há feriado.

HELOISA VASCONCELOS

SIGA-NOS NO Google News