Cassilândia, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

26/01/2007 07:23

Hoje é dia de um pecado capital; saiba qual

Quediaehoje.net

Hoje (26) é o dia da Gula. Entenda mais sobre este pecado capital.

A atitude mental básica é : necessito aprender tudo. Um exemplo da gula nas organizações é quando compram-se equipamentos de última geração desnecessariamente ou quando os gestores centralizam o processo decisório e as informações visivelmente observado nas mesas cheias de papéis. A gula vai influenciar tanto nos relacionamentos quanto na produtividade das pessoas.

Pecados Capitais
Os sete pecados capitais denominam-se dessa forma por originarem outros pecados. No século IV, são Gregório Magno e são João Cassiano definiram-nos como sete: orgulho, avareza, inveja, ira, luxúria, gula e preguiça. Até hoje na Igreja existe um consenso doutrinal sobre essa classificação. No cotidiano, o católico pode lembrar desses pecados no exame de consciência que faz ao preparar-se para o sacramento da confissão. Eles servem de fonte de identificação para o defeito dominante que determina os outros, chamado de pecado hegemônico.

Os pecados capitais vão além do nível individual. Iniciando no coração da pessoa, eles concentram-se em determinados ambientes, instalando-se em determinadas instituições. A corrupção que vigora no Congresso Nacional e na Presidência da República pode ser identificada com a avareza, que aniquila o interesse generoso e correto para o desenvolvimento e os cidadãos da nação, em prol de benefícios financeiros próprios.

Na realidade urbana, o aumento da violência relaciona-se à ira e à gula, esta representada pelo uso de drogas. São Pedro alerta aos primeiros cristãos: vigiai e sede sóbrios, fortalecendo o espírito a fim de evitar que os pecados capitais tomem conta da vida das pessoas. Estudar e entender os pecados capitais é um grande proveito para o progresso espiritual e santidade do católico, afirma pe. Roberto Paz, assessor de comunicação da Arquidiocese de Porto Alegre.

Segundo ele isso acontece quando a pessoa volta-se para práticas penitencias que levam às virtudes dos cristãos. Sem humildade ninguém incorpora nenhuma virtude, afirma o sacerdote. Ele lembra santa Teresa DÁvila que considerava a humildade como o chão das virtudes. Qualquer virtude sem humildade cai, pois fica no ar sem ter em que se prender, assim ela não cresce, tão pouco se desenvolve.

Na vida dos santos encontram-se inúmeras atitudes de humildade. São Francisco de Assis, por exemplo, possuía um desprendimento tão grande que chamava a pobreza de irmã. Caso encontrasse pelo caminho alguém com uma veste empiores condições que a roupa que usava, não hesitava um segundo em trocá-la com seu próximo mais carente.

Virtudes
Assim como existem os sete pecados considerados como fontes de todos outros, há, para a Igreja sete virtudes que também têm o mesmo efeito multiplicador. Fé, esperança, caridade,justiça, prudência, fortaleza e temperança consistem nas virtudes essenciais. As virtudes teologais são a fé, a esperança e a caridade. Definem assim por serem dons do Espírito Santo que o cristão recebe no batismo como forma do infinito amor de Deus. Justiça, prudência, fortaleza e temperança denominam-se virtudes cardeais.

Como na bússola regem a vida natural, acontecem sem direta intervenção divina, como as anteriores e podem ser consideradas como virtudes morais de conduta. Hoje na educação cristã fala-se muito pouco em virtudes, comenta pe Paz. A ausência de um diretor espiritual para orientar um plano de vida segundo a vontade de Deus permite que os vícios invadam as pessoas, famílias e instituições. Sem direção espiritual não estamos antenados para o que acontece. Uma preocupação caolha como o social responsabiliza a sociedade por todos os males. Isso revela uma omissão no auto-conhecimento de cada um, pois só o conhecimento próprio dos defeitos pode estimular as virtudes que consigam transformá-los.

Para cada pecado capital existe uma atitude positiva que o neutraliza:
Orgulho — Humildade;
Avareza — Generosidade;
Inveja — Magnanimidade;
Ira — Mansidão;
Luxúria — Castidade;
Gula — Sobriedade;
Preguiça — Laboriosidade.

www.guiarh.com.br/PAG21H.htm
66.197.145.99/conto_12.htm

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)