Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 7 de Maio de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Hoje é de vacinação contra a paralisia infantil e outras

Rede Saúde - 21 de agosto de 2004 - 06:33

Começa hoje, a Campanha Nacional de Vacinação. Durante 15 dias, as crianças menores de 5 anos receberão a segunda dose, deste ano, da vacina contra a Poliomielite, mais conhecida como paralisia infantil. O Ministério da Saúde vai disponibilizar, também durante a Campanha, a vacina Tríplice Viral, para proteção das crianças contra sarampo, rubéola e caxumba.
Em Cassilândia, todos os PSFs atenderão das 7 às 17 horas. Na Vila Santa Rita e Indaiá do Sul, das 7 às 11 horas.

Em 117 mil postos de saúde, crianças até 5 anos receberão a dose contra Pólio e as crianças de 12 meses a 4 anos, contra o sarampo. É meta do Governo Federal vacinar, de 21 de agosto até o dia 3 de setembro, 17 milhões de crianças em todo o país contra a paralisia infantil e 13,7 milhões contra o sarampo. Para atingir a cobertura vacinal de 95% das crianças, foram mobilizadas 439 mil pessoas, entre profissionais de saúde e voluntários. Ao todo, serão distribuídas 26,3 milhões de doses da vacina contra a Pólio e 20,1 milhões da Tríplice Viral. O recurso investido é de R$ 103,5 milhões.

As crianças serão atendidas durante horário de funcionamento normal dos postos de saúde, das 8h às 17h. Os responsáveis pelas crianças devem levar aos postos de saúde o cartão de vacinação. Caso esteja incompleto, o quadro de vacinas será atualizado. Porém, mesmo sem o cartão de vacinação, as crianças serão imunizadas contra a Pólio e o sarampo.

Para assegurar o controle da paralisia infantil, todas as crianças menores de 5 anos - mesmo as que tomaram a vacina na primeira etapa da campanha, em junho, precisam receber a segunda dose contra a pólio. Já o reforço contra o sarampo é feito pelo Ministério da Saúde a cada cinco anos e tem por finalidade evitar reintrodução da doença no Brasil, pois ela ainda é comum em várias áreas do mundo.

A proteção contra o sarampo é feita por dose injetável e só pode ser aplicada por um profissional capacitado.


SIGA-NOS NO Google News