Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 16 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Hoje Campo Grande completa 107 anos

IBGE - 26 de agosto de 2006 - 19:00

Conheça a história de Campo Grande/MS

Em 1879, novos mineiros chegam ao local e através de posses vão construindo fazendas na região. O vilarejo cresce rapidamente para, em 1899, ser elevado à categoria de distrito. A pecuária se desenvolve. Mas é, em 1914, com a chegada da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, interligando as bacias do Paraná e do Paraguai, que a cidade progride de fato.

Também a ligação com a Bolívia, através do Porto Esperança, e com o Paraguai, através de Ponta Porã, atraiu imigrantes libaneses, árabes, armênios e japoneses, dando forte impulso ao comércio e à agricultura. A urbanização começa na década de 20. Nos anos 60 surgem prédios, avenidas e novos bairros. É eleita a capital do novo estado de Mato Grosso do Sul, em 1977. Campo Grande é uma cidade com avenidas largas, que se cruzam de norte a sul e de leste a oeste, delineando uma paisagem urbana que faz lembrar um tabuleiro de xadrez.

Também conhecida como Cidade Morena - por causa de seu solo avermelhado - é o portal de entrada para quem deseja conhecer o Pantanal. É ainda uma das maiores comunidades de descendentes de imigrantes japoneses vindos da Ilha de Okinawa, e conhecida, pelos ufólogos, como um lugar de aparição de OVNIs. Sua cultura, ao contrário de cidades mais antigas como Cuiabá e Corumbá, se encontra em estágio de formação, com pouco mais de um século. A construção da identidade campo-grandense passa por inúmeras influências, desde os indígenas até às migrações internas mais recentes.

A cultura de Campo Grande, na verdade, é a cultura do sul do antigo Mato Grosso, com forte influência guarani e também dos mineiros, paulistas e sulistas. Campo Grande tem uma escola - Escola Estadual Maria Constança de Barros - que o seu formato arquitetônico é o de um livro aberto. Ela foi projetada na década de 50, por Oscar Niemeyer. A fauna do Pantanal pode ser vista nos orelhões da cidade: garças, araras, jacarés. Toda a bicharada espalhada, tomando conta dos telefones. Campo Grande também é conhecida pelos freqüentes relatos de aparições de OVNIS. A revista UFO, inclusive, é publicada na cidade.

SIGA-NOS NO Google News