Cassilândia, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

28/01/2008 07:09

HIV e febre amarela: só o médico sabe calcular

Uma das contra-indicações da vacina contra a febre amarela é a baixa imunidade do organismo. A vacina é feita do mesmo tipo de vírus que causa a doença, só que enfraquecido. Em uma pessoa saudável, esse microorganismo mais fraco não é capaz de provocar a doença, mas incentiva o corpo a produzir anticorpos contra esse tipo de invasor. Assim, caso a pessoa seja contaminada pelo vírus normal da febre amarela, ela não vai desenvolver a doença, porque está imunizada. Quem está com a defesa baixa não deve usar a vacina justamente porque o corpo pode não reagir bem a esse vírus enfraquecido. Uma das causas da baixa imunidade é a aids. Mas nem todas as pessoas com HIV estão necessariamente com o número de anticorpos reduzido. O assessor-técnico do Programa Nacional de DST/Aids, Orival Silveira, explica que apenas um médico pode calcular o custo-benefício da vacinação nesses casos.

"Isso tem que ser avaliado pelo médico que estiver acompanhando o paciente. E pessoas que tem o HIV, o melhor indicador da imunidade é a célula CD4. É um tipo de glóbulo branco que é medido por técnicas de laboratório. E acima de 350 de CD 4, não tem problema. Abaixo de 200, nunca deve ser vacinado. E entre 200 e 350 de CD 4, esses devem ser olhados criteriosamente pelo médico."

Vale lembrar que só as pessoas que vivem nas áreas de risco ou pretendem viajar para uma delas devem tomar a vacina contra a febre amarela. Quem tomou a partir de 1999, já está imunizado porque a dose vale por dez anos.

De Brasília, Katrine Boaventura

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)