Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Histórias de vida comum: sister Anita e sua vocação religiosa

Terezinha Tagliaferro, de Malta - 21 de setembro de 2010 - 07:48

Sister Anita era uma religiosa que desde a infancia ja havia decidido o que desejava fazer da vida dela.Era de familia muito religiosa e ja tinha varios parentes tinham consagrado a vida a Jesus de um forma especial.
Sendo assim, sempre foi muito aplicada em tudo o que fazia e quando atingiu a idade imposta pelo convento da Congregaçao Agostiniana, seguiu para la a fim de fazer os estudos adequados e realizar seus sonhos.
Mas o sonho de Sister Anita nao parava ali, ia bem mais além.Queria demais ser missionaria na Africa.
Seus pais eram muito preocupados com este objetivo dela.Imagina, diziam eles, é muito perigoso.A Africa é um pais selvagem.Ali se pode encontrar a morte em qualquer encruzilhada.Muitas vezes chegam a matar pensando que estao fazendo um favor ao proprio Deus.Enfim, nao era um lugar pra Anita, uma moça que sempre viveu no conforto e muito proteta.
Mas como voces sabem, os pais so conseguem ditar regras até uma certa idade.Depois chega num ponto onde exite uma linha de demarcaçao e deve ser respeitada.Cada um tem o direito de dar o rumo que deseja na sua vida e quer seja do agrado dos genitores ou nao, a vida segue em frente.
E assim, apos alguns anos Siter Anita ja estava com as malas prontas, ja no aeroporto.Ia voar para atingir seus sonhos.
Chegando na casa da missao,vendo a situaçao, desde inicio decidiu que so iria dormir aquela noite porque naquele momento nao tinha outro jeito.Mas ficar ali, naquela miséria??? Nem por sonho.....Nunca tinha visto tanta sujeira, tanta pobreza.E isto ela percebeu so em dar uma olhada por cima.Ainda nao sabia a extensao da realidade.
O fato é que toda religiosa faz voto de pobreza e acha bonito.Porém tem uma bela diferença entre fazer \\\"o voto de pobreza\\\", mas todos os dias poder sentar diante de uma mesa razoavelmente farta e outra coisa é ja nascer na barriga da miséria sem sequer ter feito nenhum voto de pobreza.A criança que nao pode dormir porque tem o estomago vazio nem sequer conhece esse voto...mas conhece a fome...
E voce, meu amigo, que tem uma situaçao financeira boa e envia dinheiro para as missoes, ja pensou alguma vez em ir pessoalmente fazer a missao? Tem uma grande diferença entre uma coisa e outra porque na realidade quem esta acostumado num certo ritmo de vida, com um certo conforto e muito dificil conviver com as consequencias da miséria.
Pensa um pouco na dificuldade que uma pessoa tem em precisar buscar agua num poço, subir com lata na cabeça o morro acima , pra chegar em casa e poder tomar banho.....desiste até do banho....E por isso que muitas vezes o pobre cheira mal, nao é pelo adjetivo pobreza,mas é pela falta d\\\'agua.Pobreza nao é sinonimo de sujeira, mas esta é consequencia da pobreza, da falta de recursos.
Agora, voces vejam um pouco a situaçao da Africa.Eu ja vi muitos documentarios sobre aquele povo.Sao divididos em tribos e sao nomades, isto é, mudam com seus animais para onde encontram pastagens.Os camelos e os outros animais fazem parte da familia.Vivem todos juntos.Armam as tendas, cozinham no chao, etc.....
Sei bem que esta nao é a situaçao de toda a Africa, mas tem uma cultura diferente do ocidente. Tem até problemas maiores do que ser nomades.
Voltamos a missao da Sister Anita.
Pois é, ela foi dormir sem comer porque so de olhar as panelas ja perdeu o apetite.Veja bem, ela nao encontrou uma comunidade ja trabalhando no local.Ela foi pra iniciar uma e todo começo é dificil.
No outro dia ela foi informada que aviao de volta so depois de 15 dias.O unico jeito era ir se arranjando como dava.Ela estava decepcionada e triste porque chegara a conclusao que tudo era uma ilusao e pensou...E eu que acalentei este sonho por tantos anos.....mas sera possivel que eu devo mesmo desistir....mas se eu cheguei até aqui é porque tem um motivo....Se nada acontece por acaso, qual é a minha missao....E assim foi pensando,refletindo e trabalhando.A bençao de Deus esta que nesses lugares o que nao falta é trabalho e quando um pessoa nao sabe muito bem como solucionar um problema a melhor coisa é usar as maos porque se a mao esta ocupada, o pensamento também esta.Passado os 15 dias ela decidiu ficar mais um pouco.Estavam para chegar um grupo de crianças orfas e ela queria estar la.
Entao elas teriam de preparar tudo para receber essas crianças.No dia da chegada as crianças choravam muito porque é normal devido a mudança de ambiente.
Bom, o tempo foi passando.Elas tinham serviço demais porque precisavam pensar em providenciar roupas de cama, banho e tantas coisas mais.Foi entao que Sister Anita decidiu escrever para a mae dela contando a situaçao e também pedindo pra enviar qualquer coisa que tivesse em casa sobrando.Poderia até pedir pra vizinhança porque as crianças tinham necessidade de tudo.
Naquela semana uma das crianças ficou com febre, muito doentinha e Sister Anita fazia de tudo pra que a menina se recuperasse.Foi entao que ela ficou sabendo que a menina queria demais uma boneca.Para faze-la feliz prometeu que dai 2 semanas a boneca chegaria.E dai? Promessa é promessa.Sister Anita começou a rezar pedindo a Divina Providencia que desse um jeito nessa situaçao.Ela se recolhia a noite no seu quarto e rezava: \\\"Olha, Jesus, o Sr.é todo onipotente, esta em toda parte, sabe tudo o que esta acontecendo, vinde em meu socorro.Prometi pra Mary essa boneca, eu nao sei da onde traze-la, mas o Sr. sabe...\\\" e ai por diante.Pedia todas as noites.
Passado alguns dias ela recebeu uma encomenda.A mae recolheu muita coisa de casa e das vizinhas e havia mandado, como ela havia pedido.
Mary, quando viu o pacote ficou por perto pensando e sonhando a sua boneca.Sister Anita conforme ia abrindo as caixas pensava consigo mesma: - Se eu tivesse pedido a boneca teria recebido hoje, mas naquele dia eu ainda nao sabia do desejo de Mary.E pensava em como nao decepcionar a menina, quando de repente ela encontra um pacotinho escrito.Esta é uma surpresa ... pra voce relembrar o passado...estava limpado os armarios antigos e encontrei sua boneca preferida.Talvez possa lhe ser util.....
Nem é preciso lhes dizer que Sister Anita naquele momento quase desmaiou.Formou um no na garganta que ela nao conseguia falar, apenas correu com a boneca na direçao de Mary, que a abraçou dizendo: Eu sabia e estava aqui esperando.......
Aquele final da historia foi o começo de uma nova vida para Sr.Anita.Sabe o que acontece? Acontece que quando voce tem uma resposta concreta da Divina Providencia voce nunca mais sera a mesma pessoa de antes.A vida muda completamente.Voce passa a ter certeza de suas açoes, a ter segurança em si mesma e estas sao as duas principais qualidades pra ir de encontro de quem necessita de voce.A segurança em si mesma nao é uma qualidade individual,mas é centrada Naquele que tudo pode, Naquele que conhece suas intençoes, Naquele que te socorre no momento exato.Dai a seguinte frase: \\\" Tudo posso Naquele que me conforta.\\\" ou \\\" O Senhor é meu Pastor e nada me faltara\\\".\\\" Se Deus é por mim, quem sera contra mim? Confia porque Deus nao falha.Como diz o caboclo: \\\" Se Ele se atrasa, é porque conhece o ataio.\\\"Confio em voce.

Terezinha de Jesus Tagliaferro

SIGA-NOS NO Google News