Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

História Regional debatida em evento na UFMS na 3ª

Cristiane Gutierrez / Campo Grande News - 25 de abril de 2005 - 13:59

Assuntos relacionados à história regional de Mato Grosso do Sul, como a questão indígena, serão tema da III Semana de História Regional, do curso de História da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). O evento começa na próxima terça-feira, dia 26 e termina na sexta-feira, dia 29.
No dia 26, às 19h30, no Anfiteatro do LAC, será realizada a palestra “História demográfica e Micro-História: um diálogo necessário?”, ministrada pela professora doutora Maria Adenir Peraro, da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso). Já às 20h30, a professora doutora Nanci Leonzo, da UFMS fala sobre “A História Mato-grossense vista de cima: ideologia e regionalismo”.
No dia 27, às 18h, haverá um momento de integração entre os alunos do curso de História. Às 19h30, será realizada a Mesa Redonda “Tópicos de História Regional”, que será coordenada pelo professor doutor Cezar Augusto Carneiro Benevides, pró-reitor de Ensino de Graduação da UFMS. Nesta Mesa Redonda, o acadêmico Marcos Hanneman, da 3ª série do curso fala sobre “Movimento Divisionista: Utopia em Retrocesso”, já o tema “Divisão Política e Unidade Cultural: Mato Grosso e Mato Grosso do Sul”, será explicado pelo professor doutor Fernando Tadeu de Miranda Borges, da UFMT. Ainda nesta mesma Mesa a jornalista Maria Irene de Souza Zarvo estará falando sobre “Comitivas Pantaneiras”.
No dia 28, às 18h, no LAC, acontece o momento de integração dos alunos do curso de História. Às 19h30, o professor doutor Gilson Rodolfo Martins, do câmpus de Aquidauana, da UFMS, coordena a Mesa Redonda “A questão Indígena no Mato Grosso do Sul”, na Mesa também será discutida “A Situação Fundiária”, pelo professor doutor Levi Marques Pereira, do Departamento de Ciências Humanas, do Centro de Ciências Humanas e Sociais (DCH/CCHS).

SIGA-NOS NO Google News