Cassilândia, Terça-feira, 17 de Outubro de 2017

Últimas Notícias

15/02/2005 08:23

História: o dia em que Pelé ficou no banco de reservas

CBFNews

Pelé se consagrou para o mundo com a camisa 10 em 1958, na Suécia. Mas foi a camisa 13 a primeira que ele vestiu na Seleção Brasileira, em seu jogo de estréia, no dia 7 de julho de 1957, no Maracanã. Pelé, que estava no banco de reservas, entrou no lugar de Del Vecchio e marcou o gol do Brasil na derrota de 2 a 1 para a Argentina.

Treze anos depois, já Rei do Futebol, Pelé voltaria a vestir a camisa 13 do Brasil. No dia 26 de abril de 1970, com Zagallo como treinador, Pelé ficou no banco de reservas em um amistoso contra a Bulgária, que terminou empatado em 0 a 0, na preparação para a Copa do Mundo do México - naquele dia, no Morumbi, o titular da posição, o número 10, foi Tostão. É ele quem conta o que aconteceu.

- O Zagallo tinha convocados dois centroavantes, Roberto Miranda, que era o titular, e o Dario. Como eu seria o reserva do Pelé na Copa, ele quis ver com eu me sairia na posição. Por isso, o Pelé ficou no banco - recorda.

Ele substituiu Tostão no segundo tempo. O Brasil empatou em 0 a 0 com a Bulgária com Félix, Carlos Alberto, Brito, Joel Camargo e Marco Antônio; Clodoaldo (Rivelino) e Gérson; Jairzinho, Roberto Miranda, Tostão (Pelé) e Paulo César (Edu).

Foi o quarto jogo sob o comando de Zagallo, que havia assumido a Seleção Brasileira no dia 22 de março de 1970, em amistoso em que o Brasil goleou o Chile por 5 a 0, no Morumbi, com dois gols de Roberto Miranda, dois de Pelé e um de Gérson. Depois vieram uma nova vitória sobre o Chile, por 2 a 1, em 26 de março, no Maracanã (gols de Carlos Alberto Torres e Rivelino) e um empate em 0 a 0 com o Paraguai, em 12 de abril, também no Maracanã (a dupla de atacantes foi formada por Dario e Pelé).

O treinador conta que pretendia armar a Seleção com um centroavante específico (Roberto Miranda), de presença mais fixa na área. Tostão não tinha essa característica e por isso seria mesmo o reserva de Pelé na Copa do Mundo do México.

- Como do Pelé já sabia o que esperar, quis ver o Tostão jogando de saída, pois poderia precisar dele na Copa como ponta de lança - conta o treinador.

Três dias depois desse jogo contra a Bulgária, no entanto, Zagallo tomou a decisão que prevaleceria na Copa do Mundo - passou Tostão para centroavante. No último amistoso da Seleção antes da viagem para o México, em 29 de abril de 1970, no Maracanã, o Brasil venceu a Áustria por 1 a 0, gol de Rivelino. Tostão vestiu a camisa 9, ao lado de Pelé. Zagallo conta como foi.

- Eu chamei o Tostão e perguntei se ele estava disposto a jogar mais à frente, funcionando como uma espécie de pivô. Foi escalado e, com sua inteligência e talento, acabou sendo um dos jogadores mais importantes da campanha do tricampeonato.

Nesta partida contra a Áustria, o Brasil jogou com Félix, Carlos Alberto, Brito, Wilson Piazza e Marco Antônio; Clodoaldo, Gérson e Rivelino; Rogério (Jairzinho), Tostão (Dario) e Pelé. Foi a despedida da Seleção no Maracanã com 57. 370 pagantes.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 17 de Outubro de 2017
Segunda, 16 de Outubro de 2017
10:00
Receita do dia
Domingo, 15 de Outubro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)