Cassilândia, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

26/11/2004 08:48

História: Dida não tremeu na Copa do Mundo da Suécia

CBF News

Dida foi um dos maiores atacantes do futebol brasileiro. Ídolo da torcida do Flamengo, artilheiro de belos gols, o alagoano Edwaldo Alves de Santa Rosa teve a sua trajetória na Seleção Brasileira marcada por versões de duas histórias que, tantas vezes repetidas, ganharam dimensão de verdade - e não aconteceram.

Campeão do mundo com o Brasil em 1958, na Suécia, Dida não barrou Pelé no primeiro jogo do Mundial, em que a Seleção Brasileira venceu a Áustria por 3 a 0. Pelé era o titular absoluto do time do técnico Vicente Feola, mas se contundiu em amistoso contra o Corinthians, no dia 21 de maio de 1958. O ponta-esquerda Pepe atuou naquele jogo no Pacaembu e conta o que aconteceu.

- O Pelé sofreu uma entrada violenta do Ari Clemente, teve de sair do jogo e ficou algum tempo sem poder atuar. Tanto que ficou de fora dos amistosos que fizemos depois na Itália, contra Fiorentina e Internazionale. Quem jogou foi o Dida, que na verdade era reserva - conta Pepe.

Pepe, que dá o depoimento esclarecedor, foi o autor de dois gols na goleada da Seleção Brasileira. Garrincha, também com dois gols, e Mazzola fecharam o placar de 5 a 0 sobre o Corinthians. O Brasil jogou com Gilmar, Djalma Santos, Bellini, Orlando e Nilton Santos; Zito (Dino) e Didi; Garrincha, Mazolla, Pelé (Vavá) e Pepe.

Este foi o jogo de despedida da Seleção. A delegação embarcou para a Itália, onde realizou dois amistosos antes de seguir para a Suécia. Venceu a Fiorentina (em 29 de maio de 1958) e Internazionale (1 de junho de 1958), ambos por 4 a 0. Nos dois jogos, Dida foi o titular e foi substituído por Vavá, já que Pelé permanecia sem condições, entregue ao departamento médico.

Na Copa do Mundo da Suécia, a Seleção Brasileira estreou no dia 8 de junho de 1958 vencendo a Áustria por 3 a 0, gols de Mazzola (dois) e Nílton Santos. Dida jogou mal. Na segunda partida, contra a Inglaterra, que terminou 0 a 0, Dida saiu do time para a entrada de Vavá (Pelé continuava contundido e só pôde ser escalado na terceira partida, contra a Rússia), mas a sua substituição, ao contrário do que foi repetidamente divulgado através dos anos, não se deveu a motivo técnico, nem tampouco porque Dida sentira o peso da camisa - ou que tivesse "amarelado" como alguns comentaristas esportivos da época disseram.

Zagallo, titular da campanha na Suécia e companheiro de Dida no Flamengo, é quem dá agora o seu testemunho.

- O Dida tinha levado uma pancada no peito do pé no treino e não podia chutar direito. Era um artilheiro, um grande jogador, e estava machucado. Não amarelou coisa nenhuma.

Dida voltou da Suécia carregando a pecha de ter "tremido" no Mundial. Jogou ainda dois amistosos pela Seleção Brasileira, em 1960, e continuou marcando seus gols no Flamengo - é o segundo artilheiro da história do clube, atrás de Zico, com 244 gols.

O camisa 10 do Flamengo jogou na Gávea de 1954 a 1963. Pela Seleção Brasileira, ostenta um currículo de invicto - jogou oito partidas, com sete vitórias e um empate. Marcou cinco gols. Ele morreu em 17 de setembro de 2002, no Rio de Janeiro.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)