Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Hipotermia provoca a morte de 280 bovinos no sul de MS

Portal do Governo de Mato Grosso do Sul - 04 de setembro de 2007 - 15:58

Cerca de 280 bovinos morreram por hipotermia em mais de 20 propriedades localizadas em municípios no sul do Estado. Diagnósticos preliminares realizados por fiscais agropecuários da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) e pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da UFMS apontam outras condições que, associadas à queda brusca de temperatura, influenciaram na mortalidade.



“A inversão térmica teve os efeitos intensificados pela falta de arborização dos pastos, que é uma proteção natural, além da escassez de pastagem [alimentação] causada pela falta de chuvas, acarretando maior vulnerabilidade à saúde dos animais”, informa o diretor-presidente da Iagro, Roberto Bacha.



As mortes, ocorridas nos dias 28 e 29 de agosto, atingiram bovinos de diferentes idades em Antônio João, Aral Moreira, Caarapó, Laguna Carapã e Ponta Porã.



De acordo com relatório de vigilância sanitária da Iagro, em Caarapó, por exemplo, as mortes registradas no dia 28, foram precedidas de queda brusca de temperatura, que chegou a 6ºC, com garoa durante 24 horas e muito vento.



“Em casos como esses, é importante que tanto os produtores como médicos veterinários de propriedades atingidas, procurem o escritório local da Iagro para solicitar a realização de uma vigilância sanitária nos locais”, explica Bacha.



Hipotermia



De acordo com o livro “Doenças de Ruminantes e Eqüídeos”, no capítulo escrito por Ricardo A. Lemos e Franklin Riet-Correa, a hipotermia é a diminuição da temperatura corporal quando há excesso de perda de calor e/ou insuficiente produção do mesmo. Entre as causas freqüentes do problema, está a inversão térmica (ocorrência de variações bruscas na temperatura ambiental com queda superior a 20ºC).



A hipotermia causada por inversão térmica tem sido observada em alguns estados, entre eles Mato Grosso do Sul, normalmente no mês de setembro, época de maior tendência às variações bruscas de temperatura, caracterizando-se por um grande número de surtos que ocorrem simultaneamente.



Ainda segundo o livro, no ano 2000 em MS, foi registrada a ocorrência de surtos em oito municípios, quando houve queda da temperatura de 30ºC para 4ºC em menos de 24 horas, acompanhada de chuvas e ventos. Na ocasião, foram registradas as mortes de 1.044 bovinos.

SIGA-NOS NO Google News