Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Hipoglicemia no bebê

BabyCenter Brasil - 07 de julho de 2016 - 09:00

Hipoglicemia significa "pouco açúcar" ou baixo nível de glicose no sangue.

Quando um bebê fica hipoglicêmico, e o problema não é tratado, ele pode ter complicações de saúde -- assim como qualquer pessoa. Cada célula do corpo precisa de um suprimento de açúcar (a glicose) para funcionar.

Os níveis de açúcar no sangue são regulados por hormônios, e o mais importante deles é a insulina. A insulina ajuda o corpo a armazenar açúcar e distribuí-lo conforme a necessidade.

Quando tudo funciona direito, os hormônios do bebê mantêm os índices de açúcar equilibrados.

A maioria dos bebês nascidos a termo e não prematuros costuma ter esses níveis saudáveis e consegue compensar com facilidade as quedas normais no nível de açúcar no sangue.

Mas se o nível de glicose no sangue fica abaixo do recomendável, o bebê pode ficar apático, molinho, sonolento, com tremores nas extremidades, e corre o risco de ter convulsões. Se a glicose no sangue permanece baixa por muito tempo, podem ocorrer até lesões cerebrais.

Por que alguns bebês ficam com hipoglicemia?
Recém-nascidos saudáveis fabricam glicose a partir dos nutrientes presentes no leite. Logo depois de mamar, os níveis de glicose do bebê sobem, mas voltam a cair à medida que se aproxima a hora da mamada seguinte. É um processo delicado, porém eficiente para grande parte dos bebês.

Alguns bebês, no entanto, correm maior risco de apresentar hipoglicemia. São eles:

Bebês prematuros e que nasceram com baixo peso para a idade gestacional..
Bebês de mães diabéticas.
Bebês que tiveram dificuldade respiratória logo depois do parto.
Bebês que sofreram de hipotermia (baixa temperatura do corpo).
Bebês com alguma infecção

Os médicos costumam fazer exames para medir a glicose no sangue dos bebês que correm risco especial para a hipoglicemia e geralmente podem reverter rapidamente um quadro de níveis baixos de açúcar.

Como se trata a hipoglicemia?
A amamentação exclusiva é a melhor maneira de combater a hipoglicemia, porque, além de todos os benefícios e nutrientes do leite materno, o contato pele a pele ajuda a manter o bebê aquecido.

Às vezes a preferência médica para elevar o nível de açúcar no sangue de um recém-nascido hipoglicêmico é dar fórmula artificial de leite ou água com açúcar. São medidas que realmente corrigem rápido a hipoglicemia, mas também têm desvatagens:

Se o bebê receber uma quantidade de fórmula muito grande, o estômago dele ficará distendido e ele "esperará" o mesmo volume quando mamar no peito, o que pode não acontecer, já que a fabricação de leite materno ainda está se estabelecendo.
Se o bebê tomar muita fórmula, pode ficar sonolento e perder o interesse pelo seio por algum tempo.
A mãe pode ficar com a impressão errônea de que o leite dela não é o melhor alimento para o bebê.
Se o bebê receber mamadeira antes de aprender a fazer a "pega" correta no seio, ele pode ter dificuldade para mamar no peito.

Mesmo que o bebê não consiga mamar no peito por algum motivo, o leite materno pode ser dado em copinhos ou mamadeiras. O leite pode ainda ser armazenado para uso posterior.

Caso você esteja preocupada, procure o pediatra ou a maternidade para mais orientações. Você pode pedir aos médicos que eles tentem dar o seu leite, tirado com uma bombinha ou com sua mão mesmo (peça a uma enfermeira que ensine a técnica), em vez de partir logo para a fórmula.

Alguns bebês, no entanto, acabam precisando usar a fórmula no começo, por motivos médicos, como em certos casos de prematuros. Se isso acontecer com seu filho, você não precisa abrir mão da amamentação.

Para orientações sobre como manter sua produção de leite, fale com os especialistas em aleitamento da maternidade ou de um banco de leite, ou ainda com o pediatra do seu filho ou seu ginecologista.

O que devo fazer se meu bebê só quiser dormir?
A maioria dos recém-nascidos mama com frequência nos primeiros dias de vida. Outros, contudo, ficam bastante sonolentos e podem demorar para começar a mamar com regularidade, o que pode acabar abaixando os níveis de açúcar no sangue além da conta.

Às vezes, alguns medicamentos usados na mãe na hora do parto também podem deixar a criança mais sonada nos primeiros dias.

O problema é que quanto mais sonolento o bebê ficar, menos vai mamar e a hipoglicemia piora, gerando um ciclo vicioso.

Não há pesquisas científicas confiáveis para saber exatamente por quanto tempo se pode deixar um recém-nascido sem mamar, sem que haja prejuízo à saúde dele. O consenso dos pediatras, no entanto, é que esse tempo não passe de quatro horas no comecinho, especialmente durante o dia.

Se seu bebê estiver muito dorminhoco, você pode dar uma mãozinha mantendo-o bem perto de você e dando bastante colo. Ele pode ficar mais estimulado a mamar se sentir o cheiro do seu leite.

Outra estratégia que os pediatras recomendam é a de tirar a roupa do bebê, para ver se ele acorda e mama um pouco. Você pode dar até um banho morno, se ele não quiser acordar de jeito nenhum.

SIGA-NOS NO Google News