Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 19 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Hipertensão: gatilho inicial para a perda de qualidade de vida

Gazeta Esportiva - 23 de novembro de 2017 - 11:00

A hipertensão arterial é uma doença crônica determinada por elevados níveis de pressão sanguínea nas artérias, o que faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para fazer circular o sangue através dos vasos sanguíneos. Mal considerado muito comum, ela acomete uma em cada quatro pessoas adultas.

O coração e os vasos podem ser comparados a uma torneira aberta ligada a vários esguichos. Se fecharmos a ponta dos esguichos, a pressão interna aumenta. O mesmo ocorre quando o coração bombeia o sangue. Se os vasos são estreitados a pressão sobe, trazendo impactos no coração, cérebro e rins, podendo agravar para infarto, Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou paralisação renal.

Todas essas graves situações podem ser evitadas com um tratamento adequado e com a minimização dos fatores de risco. Vale ressaltar que há medicamentos para o combate da hipertensão, mas seu uso contínuo em longo prazo acarreta em ciclo crescente de doenças crônicas degenerativas, tais como a hipercolesterolemia, o diabetes e problemas cardíacos, que reduzem a qualidade de vida do indivíduo.

Por isso, a prevenção, claro, é o melhor caminho. Se você já é hipertenso, procure por um profissional de educação física qualificado para ajustar o seu treinamento às suas necessidades fisiológicas, pois estudos já comprovaram que o exercício físico possui ação hipotensora (reduz a pressão arterial) e sem qualquer efeito colateral mesmo que usados em longo prazo.

Se você ainda não sofre desse mal, siga os mandamentos abaixo que lhe ajudarão a ficar afastado dele:

– Meça a pressão pelo menos uma vez por ano
– Pratique atividades físicas todos os dias
– Mantenha o peso ideal, evite a obesidade
– Adote alimentação saudável: pouco sal, sem frituras e mais frutas, verduras e legumes
– Reduza o consumo de álcool
– Não fume
– Evite o estresse, cultive bons pensamentos

Como sempre, pode perceber, os hábitos saudáveis são essenciais para a manutenção da saúde e qualidade de vida!

Fabiana Pedroso é Personal e coach de emagrecimento.

SIGA-NOS NO Google News