Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Hipertensão é a principal causa de morte materna no País

Agência do Rádio - 11 de janeiro de 2007 - 07:03

A hipertensão arterial, popularmente conhecida como pressão alta, é a principal causa de morte materna no Brasil. De acordo com o Ministério da Saúde, para cada 100 mil nascidos vivos, 64 gestantes morrem. Para reduzir esse quadro, a coordenadora da área técnica de Saúde da Mulher do ministério, Maria José de Araújo, explica que a primeira providência é detectar a gravidez o mais cedo possível, para que o pré-natal seja iniciado antes do quarto mês de gestação. A coordenadora afirma que um correto atendimento médico é vital para a saúde da gestante e do bebê.

"A mulher tem que exigir do profissional de saúde que tenha sua pressão medida, sua barriga medida, seu pes o controlado. Então, se a gente conseguir fazer isso, já são questões que vão melhorar muito a qualidade do pré-natal."

Para melhorar cada vez mais o atendimento às grávidas, o Ministério da Saúde atualiza normas técnicas, mantém um programa de humanização do parto e do nascimento e paga, a cada município, R$ 90 por gestante que inicia o pré-natal até o quarto mês de gravidez. Além disso, o ministério apóia a formação de comitês de estudo e prevenção da mortalidade materna nos estados e promove o pacto nacional assinado em 2004 entre o governo federal, estados e municípios, que reúne um plano de ações para combater o problema.

De Brasília, Yuri Achcar

SIGA-NOS NO Google News