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14/12/2015 11:00

Hipercalóricos podem ser utilizados por qualquer pessoa?

Dicas de Musculação

Os hipercalóricos são suplementos alimentares que tem como princípio o fornecimento de uma grande quantidade de calorias em um volume relativamente baixo do produto, facilitando aqueles que necessitam ter uma dieta hipercalórica e não conseguem obter tudo o que precisam unicamente da alimentação.

Hipercalóricos são suplementos ricos em macronutrientes energéticos, especialmente em carboidratos. Isso porque essa é a fonte energética mais bem aceita e metabolizada pelo corpo humano, fica mais fácil fornecer uma quantidade extra de calorias advindas dos mesmos. Esses carboidratos, antigamente, eram carboidratos simples, como a maltodextrina, a frutose, a glicose e mesmo a dextrose. Já hoje existem muitos hipercalóricos com qualidades superiores, com carboidratos mais complexos, como o waxy maize, o farelo de aveia, a cevada, a fibra de trigo e etc. Entretanto, com o desenvolver do conhecimento nutricional, hoje muitos hipercalóricos vem buscando um incremento de calorias por parte do fornecimento de lipídios (MCTs ou EFAs), que causam impactos diferentes no corpo. Ainda, diferente dos produtos do passado, os atuais hipercalóricos costumam ter boas quantidades de proteínas (alto valor biológico) que são as grandes responsáveis pelo fornecimento de substratos para construção dos inúmeros tecidos do corpo. Essas proteínas podem ser únicas ou mesclas de proteínas, por exemplo, apenas whey protein isolado ou whey protein concentrado ou uma mescla como caseínatos, whey protein, albumina do ovo, entre outras tantas.

Além dos macronutrientes presentes nos hipercalóricos, não se pode desconsiderar seus micronutrientes. Políticas para o emprego de boas quantidades de vitaminas e sais minerais também são evidentemente claras entre as marcas, já que estes são super importante para o bom funcionamento do metabolismo humano, ultrapassando a performance e invadindo questões relacionadas com a saúde.

Tendo essas principais características, podemos imaginar que os hipercalóricos nada mais são do que “superalimentos” energéticos. Logo, parece claro pensar que todas as pessoas que precisam “comer mais” e não podem/conseguem, se beneficiariam com hipercalóricos, não é mesmo? Pois bem, isso não funciona bem assim e é justamente sobre isso que irei falar neste artigo. Será que todo tipo de pessoa pode fazer uso dessa categoria de suplemento? Será que existem malefícios em seu consumo? Descobriremos a seguir…

Hipercalóricos e o praticante de musculação
A prática de atividades físicas eleva o consumo energético da pessoa, o que faz com que ela necessite consumir também mais calorias. E é por isso que muitos esportistas necessitam de hipercalóricos, pois nem sempre a alimentação é suficiente para suprir essas necessidades.

O hipercalórico tem se mostrado muito válido para praticantes de musculação que apresentam dificuldades para alta ingestão de alimentos, praticantes que possuem o metabolismo acelerado e precisam ingerir grandes quantidades de calorias, praticantes de musculação, que por alguma razão, não podem comer alimentos sólidos ao longo do dia (trabalho, estudo, falta de tempo) e etc.

Porém assim como qualquer outro suplemento, ele deve ser avaliado e inserido corretamente dentro do planejamento alimentar, e para isso o mais correto é buscar acompanhamento especializado. Não é simplesmente usar qualquer um que irá te garantir bons resultados.

Mas fique atento, pois usar este tipo de suplemento sem ter real necessidade poderá te trazer prejuízos como aumento de massa gordura, resistência a insulina e etc. Procure saber se realmente você precisa do hipercalórico ou se precisa rever a dieta em outro ponto.

Hipercalóricos e as mulheres
Muitas mulheres pensam em passar longe de hipercalóricos, pois a maioria tem medo de ingerir altas quantidades de calorias e engordar.

Verdade seja dita: a maioria das mulheres não precisa mesmo da ingestão de um hipercalórico, principalmente se estivermos falando de praticantes de musculação. Normalmente, uma dieta feminina, por mais hipercalórica que seja, não chega a ser densa e volumosa o suficiente para ser impossível de ser ingerida, ou seja, elas conseguem manter-se unicamente na alimentação.

Entretanto, devemos considerar que possíveis problemas gástricos, baixas capacidades gastrointestinais, entre outros, podem ser fatores limitantes na hora de optar ou não por um hipercalórico. Além disso, devemos considerar que existem mulheres as quais tem um metabolismo extremamente rápido, sendo boas candidatas para esse uso.

Claramente podemos entender que há uma variável para o consumo ou não de hipercalóricos nesse caso, sendo que o uso para mulheres não é restrito, porém, de uma forma geral, as mulheres não necessitam deste tipo de suplemento, apenas em casos onde ela possa ter um metabolismo acelerado e caso onde a alimentação sólida não possa ser feita, por conta de problemas.

Hipercalóricos e pessoas que não praticam atividades físicas
Existem muitas pessoas que necessitam de hipercalóricos, mesmo sem praticar atividades físicas: Idosos acamados e/ou com o trato gastrointestinal prejudicado, pessoas com doenças as quais fazem com que ocorra grande perda de peso (síndrome de peles, SIDA etc), pessoas que tem tendência ao baixo peso e não conseguem se alimentar (crianças também entram esse grupo) e etc. Porém, nesses casos, essas pessoas necessitam de devido acompanhamento médico e de orientação nutricional para esses consumos.

Outro caso em que os hipercalóricos podem ser aplicados são para facilitar o consumo de alimentos no dia a dia. Obviamente, os alimentos sólidos são sempre a primeira opção e a opção mais viável. Porém, muitas pessoas se sentem impossibilitadas de consumir alimentos frequentemente e, nesse caso, é melhor que se use hipercalóricos, como se fosse um substituto de refeição, do que deixá-las sem comer.

Porém o que mais recebo de perguntas são de pessoas que não praticam atividade física, mas são magros e querem ganhar peso. E geralmente quem é magro, com metabolismo acelerado, não consegue comer muito, o que dificulta o ganho de massa. Essas pessoas sempre me perguntam: “posso usar um hipercalórico, não faço atividade física, mas quero engordar”. Falando de uma maneira geral, eu sempre não recomendo o uso, pois para pessoas sedentárias, mesmo que queiram subir o peso, alimentação basta, desde que se alimente bem com este foco. Por isso, não recomendo o uso de hipercalóricos para sedentários que queiram apenas “engordar”.

É fundamental que pessoas que não pratiquem atividades físicas só façam uso desses produtos bem orientados. Como citado, eles são altamente calóricos e poderão trazer problemas como o aumento do peso gordo se utilizados de maneira errada. Ainda, se utilizados inadequadamente, podem gerar problemas como resistência à insulina, sobrecargas renais, entre diversos outros.

Hipercalóricos e pessoas com doenças
As doenças podem afetar o metabolismo do ser humano de maneira significativa. Algumas doenças podem requerer o uso de hipercalóricos, mas outras JAMAIS devem ter os hipercalóricos utilizados.

Alguns exemplos dessas doenças são: o diabetes (hipercalóricos apresentam um alto impacto glicêmico no corpo), pessoas com obesidade, problemas com dislipidemias(alguns carboidratos, como a frutose de hipercalóricos ou mesmo a elevação de gordura corpórea podem aumentar o desenvolvimento de dislipidemias), entre outras.

Como citado, as doenças devem ser individualmente avaliadas e, mais do que isso, devem ser individualmente tratadas, sendo ou não com o uso de hipercalóricos. Portanto, a consulta a devidos profissionais de saúde são essenciais.

Conclusão:

Os hipercalóricos são ótimos suplementos alimentares, ainda mais levando em consideração a evolução que passaram a ter nos últimos anos em suas formulações. Entretanto, para que eles possam realmente ter uma boa eficácia, necessitam ser consumidos por alguns tipos específicos de pessoas, não sendo um suplemento “generalizado” a todos.

Consultar seu nutricionista sempre será a melhor saída para obter bons protocolos de uso de suplementos e, claro, bons resultados estéticos e de saúde!

Bons treinos!

Artigo escrito por Marcelo Sendon (@marcelosendon)

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