Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Hillary e McCain são os mais preparados, diz reportagem

24 horas news - 08 de março de 2008 - 08:40

Os eleitores americanos preferem a pré-candidata democrata Hillary Clinton e candidato republicano John McCain para o manejo da economia, mas consideram que Barack Obama seria o melhor entre os três como presidente para unir o país, segundo uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira.

A pesquisa do instituto Zogby International foi divulgada em um momento em que a economia tem um papel determinante nas urnas, enquanto crescem os temores de que os Estados Unidos estejam caminhando para uma recessão.

Segundo a consulta popular, 26% dos eleitores acredita que Hillary, senadora democrata por Nova York, faria um melhor trabalho frente aos desafios econômicos, enquanto 25% deu a mesma opinião sobre McCain, senador republicano pelo Arizona. Apenas 21% dos entrevistados afirmaram que Obama é o mais preparado para lidar com e economia.

No entanto, 42% dos entrevistados acredita que Obama, senador democrata por Illinois, é o que melhores possibilidades tem de conseguir a unidade dos EUA, comparado com 25% de McCain e 13% de Hillary.

Entre eleitores democratas, 61% entende que Obama está melhor capacitado para conseguir a união nacional, em comparação com 23% que opinou o mesmo sobre Hillary.

Entre eleitores republicanos, 44% acha que McCain pode unir o país e 19% acredita que Obama seria o melhor dos candidatos que restam na disputa para as presidenciais do próximo 4 de novembro.

A pesquisa mostrou que 46% do eleitorado acha que McCain, um veterano de guerra e ex-prisioneiro no conflito do Vietnã, administraria melhor a situação no Iraque.

Apenas 23% preferiria a liderança de Obama em relação ao conflito no Iraque, em comparação com 18% que pensa o mesmo sobre Hillary.

McCain também recebe um maior respaldo em relação à luta antiterrorista, com 49%, enquanto Obama e Clinton recebem o apoio de 21% e 14%, respectivamente.

Algo surpreendente da enquete é que inclusive no tema de imigração McCain fica na frente de seus rivais democratas: 32% acredita que o senador republicano faria uma melhor trabalho para enfrentar o problema da imigração ilegal, contra 22% que confia em Obama e 16% em Hillary.

A pesquisa, feita por telefone, foi realizada entre 1.026 eleitores de ambos os partidos entre 22 e 23 de fevereiro passado, antes que o ex-governador Mike Huckabee se retirasse da disputa republicana, e tem margem de erro de 3,1%.

SIGA-NOS NO Google News