Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Higiene dental infantil

Portal Med - 07 de maio de 2016 - 15:00

Algumas recomendações para higiene dental na infância:

Lavar as mãos antes da escovação ou limpeza dos dentes.

Antes do nascimento dos dentes do bebê, recomenda-se a limpeza das gengivas com gaze embebida em água filtrada, pelo menos uma vez ao dia.

A partir do nascimento do primeiro dente, por volta dos 4 meses de idade, recomenda-se o uso de escovas de silicone para bebês.

Os dentes devem ser escovados pelo menos duas vezes ao dia, de preferência após as refeições e antes de dormir.

A escova de dente deve ser de uso individual.

Usar uma escova de dente com o tamanho da cabeça compatível com a arcada dentária.

Recomenda-se escovas de cerdas macias, cabo anatômico, boa empunhadura e poucas reentrâncias, evitando cabos com muitos desenhos e detalhes que possam acumular resíduos e bactérias.

A pasta de dente também merece atenção. Até os seis anos de idade, o ideal é usar pastas que não contenham flúor, já que as crianças engolem 30 a 70% das pastas e o excesso de flúor pode causar manchas permanentes nos dentes, a chamada fluorose. Pelo mesmo motivo, devem ser evitadas as pastas com sabores artificiais. (Pastas sem flúor podem ser encontradas em farmácias de manipulação ou em lojas especializadas na venda de produtos dentários).

Colocar uma pequena quantidade de pasta na escova – tamanho de um grão de ervilha.

Escove os dentes com movimentos leves, deixando a escova ligeiramente inclinada em relação à gengiva, fazendo movimentos de cima para baixo na arcada superior, de baixo para cima na arcada inferior e de vai-e-vem na superfície mastigatória dos dentes. Não esqueça de escovar a língua para remover as bactérias que podem causar o mau hálito.

Após o uso, deve-se lavar bem a escova e eliminar o excesso de água com uma pequena batida no canto da pia. Enxugá-la na toalha não é adequado.

O melhor local para guardar a escova dental é dentro do armário, longe das bactérias e insetos que podem circular pelo banheiro.

É importante usar o fio dental depois da escovação para retirar a placa e os restos de alimento que ficam entre um dente e outro. Use-o pelo menos uma vez ao dia. Os dentistas recomendam iniciar o uso de fio dental quando a criança estiver com os primeiros oito dentes.

Deve-se trocar de escova a cada dois ou três meses, mas no caso de crianças pequenas (que às vezes mordem as cerdas e o cabo), o melhor é a troca mensal, ou sempre que as cerdas estiverem deformadas.

É também recomendada a aplicação de um desinfetante na escova, como antissépticos ou enxaguantes bucais, que podem ser borrifados na escova antes de ser guardada. Fazer uma lavagem pré-escovação para retirada das bactérias mortas.

Todas as crianças devem fazer um controle periódico com um odontopediatra pelo menos uma vez ao ano. Este profissional poderá orientar sobre as dúvidas com a limpeza dos dentes, o uso de chupetas e mamadeiras, a troca da dentição de leite pela permanente ou qualquer outra questão sobre saúde bucal.

Muitas crianças gostam de fazer a escovação sozinhas e é importante que esta independência seja respeitada. Mas um adulto deve refazer a limpeza pelo menos uma vez ao dia até que a criança esteja com aproximadamente 7 anos.

Estimule seu filho a cuidar dos dentes de bonecos ou bichinhos de estimação. Converse sobre a importância da limpeza diária dos dentes enquanto ele faz a “escovação” desses bonecos. Isso ajuda na conscientização da saúde bucal.

Além de todos esses cuidados, é recomendada a restrição de açúcares a qualquer hora do dia. O melhor momento de oferecer doce às crianças é após o almoço.

Sempre escove os dentes após o consumo de alimentos adocicados.

Quando uma criança resistir à limpeza dos dentes, não a force ou repreenda. Converse e tenha paciência. Isso não será sempre assim. Peça à criança para beber um pouco de água para que a boca seja pelo menos lavada. Aos poucos ela vai aprender que deve cooperar.

SIGA-NOS NO Google News