Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

27/01/2015 10:46

Hidrelétrica de MS opera com reservatório zerado; situação é a pior do país

João Pamplona

A maior Usina Hidrelétrica de Mato Grosso do Sul, a de Ilha Solteira está operando com o reservatório em zero porcento, a situação é a pior do país, segundo informações do ONS (Operador Nacional do Sistema). Administrada pela Cesp (Companhia Energética de São Paulo), a usina é a terceira maior do Brasil e apesar de já utilizar água do volume morto, continua operando.

A seca do rio Paraná, entre os municípios de Ilha Solteira (SP) e Selvíria (MS), onde a usina está localizada, é considerada uma das piores da história por moradores locais. Nos municípios ainda não há problemas no abastecimento de água, porém a geração de energia está cada vez mais comprometida.

Ilha Solteira tem capacidade para produzir 3.444,0 MW, por meio de 20 unidades geradoras com turbinas tipo Francis. De acordo com o site A Voz do Povo de Ilha Solteira, a seca atinge o município desde junho de 2014, porém só agora o ONS confirmou que o reservatório está zerado.

Ao utilizar água do chamado volume morto, a usina perde a capacidade de regular o armazenamento de energia, deixando o sistema mais vulnerável em períodos de estiagem. Isso por que se o volume de água chegar a um nível muito baixo, fica impossível utilizá-lo para produzir energia.

Ainda de acordo com A Voz do Pantanal, Ilha Solteira estava operando com 1/3 (um terço) de sua capacidade total, porém após a parada programada de energia na semana passada, o ONS determinou que aumentasse a produção de energia para 100%, o que deve diminuir ainda mais o nível do reservatório.

Situação - De acordo com relatório do ONS, no dia 25 de janeiro (domingo), a região Sudeste e Centro-Oeste produziram juntas, 36,11% da energia, sendo 21,8% de hidrelétricas, 11,59% da termoelétricas e 3,44% de nuclear. A produção dessa região é a maior do país principalmente por causada da usina Itaipu Binacional.

Ontem, a energia produzida pelas hidrelétricas das regiões Sudeste e Centro-Oeste aumentou para 28,19%, das termoelétricas caiu para 9,49% e nuclear também diminuiu para 2,85%. Todas somam 40,53%.

Em novembro do ano passado, o engenheiro Carlos Augusto Kirchner em entrevista ao Jornal Hoje afirmou que a usina de Ilha Solteira já corria o risco de diminuir a produção de energia. " O volume do reservatório útil chegou a menos de 5%. A hidrelétrica não pode mais baixar o reservatório, se não ela baixa a produção. Só não estamos piores porque temos várias termoelétricas sendo acionadas e a gente entende que a população já deveria economizar energia”.

A Cesp foi procurada pelo Campo Grande News para responder sobre a produção de energia da usina de Ilha Solteira e as consequencias da seca no reservatório, porém até o fechamento desta matéria não se manifestou.

 

Campo Grande News

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 18 de Dezembro de 2017
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)