Cassilândia, Terça-feira, 23 de Outubro de 2018

Últimas Notícias

08/09/2018 11:00

Hidratação da pele: tudo o que você precisa saber para evitar ressecamento

Gazeta Esportiva

Hidratação da pele, um tema recorrente nos consultórios dermatológicos principalmente nas temporadas mais frias. Mas será que somente no frio devemos proteger e hidratar nossa pele? O que devemos usar?

“Para que um hidratante funcione bem no seu corpo, o primeiro passo é saber qual é o seu tipo de pele”, afirma a dermatologista Dra. Valéria Marcondes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da American Academy of Dermatology (AAD). A médica explica abaixo, tim-tim por tim-tim, tudo que você precisa saber sobre hidratação da pele.

MECANISMOS – Segundo a médica, durante a escolha do seu hidratante, também é importante conhecer os diferentes mecanismos que esses hidratantes podem ter:

Hidratação por oclusão: “Nesse processo, os ativos presentes no cosmético são capazes de promover uma redução da evaporação da água no estrato córneo, uma camada mais externa da pele, composta por células achatadas e mortas, que funcionam como uma barreira protetora”, explica. Além disso, essa hidratação é capaz de manter a umidade das camadas mais profundas, graças à presença de óleos, e também possui a capacidade de retardar a evaporação da água.

“Assim a desidratação da pele é impedida, pois retarda ainda mais o processo de evaporação da água. Os produtos que utilizam tal mecanismo formam uma barreira protetora, à base de lipídios, pois, assim como água e óleo não se misturam, lipídio e água também não. Então, dessa forma, a água fica instalada entre a pele e a camada lipídica, não conseguindo evaporar. Portanto, os cosméticos com emulsões cremosas e com óleos vegetais na composição promovem uma hidratação por oclusão. Esse método é indicado para pessoas com a pele seca”, afirma a médica.

Hidratação por umectação: Na hidratação por umectação, as substâncias do produto retêm a umidade do ar e assim podem utilizá-la para a hidratação da pele, promovendo então a emulsão natural da pele. “Já nesses cosméticos, as substâncias mais encontradas são os gliceróis e o D-pantenol. Além desses, o colágeno também é um ingrediente bem recorrente na composição de tais produtos. Ele é muito importante, pois em sua cadeia há muitos radicais de prolina e hidroxiprolina, que por formarem uma estrutura macromolecular, não são absorvidos pela pele, ou seja, ela continua hidratando o tecido epitelial”, explica.

Além disso, esse processo pode ocorrer de dois modos, atuando em níveis diferentes, na superfície da pele ou por meio de mecanismos intracelulares. “Esse processo é indicado para pessoas com peles oleosas.”

Hidratação ativa: As emulsões misturam os dois mecanismos anteriores. Esse processo possui uma fase lipídica, responsável por promover a oclusão, e uma fase aquosa com ingredientes higroscópicos, capazes de proporcionar a hidratação. Na composição desses cosméticos, são encontrados aminoácidos, ureia e ácido hialurônico, que são considerados hidratantes biológicos. As peles que mais se beneficiam desse tipo de ação são as normais e secas.

PRINCIPAIS ATIVOS – De acordo com a médica, as principais substâncias hidratantes encontradas em cosméticos são: Ceramida; Esqualeno; Olesterol; PCA; ADN; NMF; Lactato de Amônia; Ureia; Alfa-hidroxiácido (ácido glicólico e ácido láctico); Oligoelementos; Fosfolipídeos; e Ácido hialurônico.

APLICAÇÃO – Na hora de aplicar o hidratante, ele deve ser espalhado com movimentos circulares, firmes e constantes, mas sem força exagerada, diz a médica. “Também é importante que a aplicação do hidratante seja feita quando a pele já estiver seca, assim ela irá absorver muito melhor o produto. Além disso, é fundamental massagear a pele até que o hidratante seja totalmente absorvido. O ideal é que o seu corpo receba o hidratante logo após o término do banho, para que a sua pele fique balanceada, pois o banho muito quente pode ressecar a cútis”, afirma.

“Outra alternativa é hidratar a pele durante o banho, com cremes ou óleos. A absorção pode ser ainda maior, pois o sabonete retira os lipídios cutâneos, abrindo ainda mais canais para a penetração do hidratante”, explica a Dra. Valéria. Já a hidratação do rosto deve ocorrer durante a noite, também após o banho. E, caso a pele seja muito seca, ele também deve ser aplicado de manhã, antes do protetor solar.

OUTRAS FORMAS DE HIDRATAÇÃO DA PELE – A maioria dos nutricosméticos possui em sua fórmula componentes como vitamina E, colágeno marinho, licopeno e betacaroteno, que podem ajudar tanto na hidratação como no fortalecimento da barreira da pele. “Além disso, a hidratação interna com ingestão de agua adequada e alimentação natural e saudável hidrata de dentro para fora”, afirma.

COMO ESCOLHER O PRODUTO IDEAL – Dependendo do tipo de pele, alguns produtos são recomendados e outros completamente contraindicados. A médica sugere:
Para as peles mistas e oleosas: o melhor é optar por veículos mais leves, como gel-creme ou serum. “O gel é um material viscoso, transparente ou não e geralmente composto basicamente por água; ele promove sensação de pele limpa e não obstrui os poros”, afirma.

“O gel-creme é um material viscoso, composto por uma mistura entre um creme e um gel; possui uma proporção equilibrada de modo a não deixar a pele oleosa.” Já o sérum, é um produto quase líquido, leve e suave, que possui rápida absorção e penetra de forma imperceptível na cútis.

Para peles secas: nesse caso, as consistências cremosas são mais indicadas, com creme, bálsamos e óleos. “O creme é denso, hidratante e resistente. É rico em óleos que auxiliam a hidratar intensamente a pele”, diz. “Já o bálsamo é cremoso, mas não deixa a pele pegajosa, além de acalmar e nutrir”, afirma. E, por fim, o óleo hidrata e nutre o corpo, auxiliando no desequilíbrio provocado por agentes externos.
Produtos para todos os tipos de pele: existem, ainda, produtos que atendem necessidades gerais de todos os tipos de pele. São eles: O Mousse, a Loção e os Tônicos.

“O Mousse são emulsões bifásicas, a fase interna é composta por um gás e a externa por um líquido, lembrando a consistência de uma espuma; no caso da loção, ela possui água como veículo e é muito acessível em produtos como tônicos e pré/pós-barba. Já os tônicos são fáceis de espalhar pelo rosto e têm alta absorção. Possuem diversas finalidades desde equilibrar o pH até auxiliar na limpeza profunda da pele”, afirma.

MITOS – Um dos maiores mitos sobre a hidratação da pele é que a pele oleosa não precisa ser hidratada, ou até mesmo que não pode ser hidratada, pelo receio de que o hábito cause espinhas e cravos. “Oleosidade é diferente de hidratação: enquanto o primeiro se refere ao excesso de sebo, o segundo trata da quantidade de água na pele. Além disso, diferentes tratamentos para acne e pele oleosa ressecam muito a pele, havendo ainda mais a necessidade de hidratá-la”, finaliza.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 22 de Outubro de 2018
11:00
Mundo Fitness
10:00
Receita do dia
09:00
Santo do Dia
Domingo, 21 de Outubro de 2018
11:00
Mundo Fitness
09:00
Santo do Dia
Sábado, 20 de Outubro de 2018
11:00
Mundo Fitness
09:00
Santo do Dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)