Cassilândia, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

28/12/2010 09:20

Herpes ocular é mais frequente do que "aparece"

Agência Brasil

O Ministério da Saúde estimou recentemente que mais de 640 mil brasileiros são portadores de vírus causadores da herpes. A doença, que não tem cura, pode se manifestar na região genital, na boca e nos olhos também. \"Todos os portadores de herpes correm o risco de ter seus olhos atingidos. Na sua forma ocular, a herpes pode causar uma inflamação na superfície ou mesmo na parte interna do olho, provocando uma uveíte\", explica o oftalmologista do Hospital Oftalmológico de Brasília (HOB), Victor Saques Neto.

A herpes é uma doença sexualmente transmissível (DST) que se manifesta principalmente na pele, causada por dois tipos de vírus: o Herpes Simples Vírus (HSV) e o Varicela Zoster. O primeiro se divide em dois tipos, o 1 e o 2, com transmissão pelo contato físico. O HSV-1 geralmente se manifesta em feridas no rosto e na região labial. Já o HSV-2 é mais comum nas áreas genitais. \"Tanto as variações Simples quanto Zoster manifestam-se nos olhos e podem trazer prejuízos à visão de seus portadores\", alerta o especialista.

Nos olhos - Segundo o médico do HOB, as manifestações do vírus são indicadas por sinais que vão desde vermelhidão ocular, fotofobia, lesões na pálpebra até a perda da visão central. \"Os indivíduos que perceberem esses sinais, mesmo que não saibam se são ou não portadores do vírus da herpes, devem procurar um oftalmologista com urgência\", aconselha Saques Neto. Sem o tratamento adequado, os danos podem ser agravados. O quadro pode evoluir de pequenas vesículas, inchaços e vermelhidão das pálpebras para lesões na córnea, as chamadas ceratites herpéticas. Há risco de inflamações na íris, o que causa a uveíte herpética e na retina ocorrem lesões que podem comprometer a visão.

Tratamento - A herpes não tem cura, tem tratamento. As infecções são tratadas com antivirais e as manifestações oculares requerem medicamentos apropriados. \"Para tratar a herpes ocular é indicada uma pomada específica quando as feridas são externas e medicamentos de via oral para tratar manifestações do vírus no interior do olho\", explica o especialista do HOB.

Contágio - Os principais cuidados estão relacionados ao tratamento e ao contágio da doença. O contágio ocorre por meio do contato direto do vírus com o organismo e os cuidados com a higiene são essenciais. \"Como nas demais DSTs, o uso de preservativos durante as relações sexuais diminui o risco de contaminação. Além disso, é importante reforçar o hábito de higienizar as mãos com frequência e evitar tocar os locais infectados. Itens de uso pessoal como copos, talheres e escovas de dentes não devem ser compartilhados diante deste diagnóstico\", orienta Saques Neto.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)