Cassilândia, Segunda-feira, 21 de Maio de 2018

Últimas Notícias

06/10/2006 08:02

Hepatite C - A doença é silenciosa é pode até matar

Agência do Rádio

Ela pode passar décadas sem se manifestar enquanto destrói lentamente o fígado do paciente. Essa doença silenciosa é a hepatite C, que causa inflamação no órgão e, se não for detectada na sua fase inicial, pode levar à morte. Em 80% dos casos, o paciente desenvolve hepatite crônica. No restante, é comum o aparecimento de cirrose hepática e câncer de fígado. Como não apresenta sintomas, a hepatite C só é detectada em exames de rotina. A hepatologista Zuleica Bortoli explica como é feita a identificação do vírus.

"Você pode fazer exames de sangue e pesquisar as alterações das enzimas do fígado, pesquisar a presença do anticorpo contra o vírus da hepatite C e, se vier positivo, a gente pode pesquisar a presença do vírus no sangue da pessoa."

O vírus da doença é mais resistente do que o HIV e apresenta maiores riscos de contaminação. Estúdios de tatuagem e salões de beleza são locais que ajudam a disseminar a doença. A manicure Carmosina Brandão conhece os riscos e conta o que faz para se proteger.

"Lá no salão os materiais são todos esterilizados, alicates e eu uso luvas. Porque são muitas clientes e a gente não sabe de onde vem o vírus."

Quem faz tatuagens deve exigir o uso do autoclave, que é o aparelho de esterilização da agulhas. Nos salões de beleza, o ideal é que cada cliente leve o próprio kit de manicure. A doença tem cura e o tratamento é oferecido na rede pública de saúde em todo o País. O Programa Nacional de Hepatite C do Ministério da Saúde realiza diagnósticos e fornece medicamentos gratuitos.

De Brasília, Eline Santos

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 21 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Domingo, 20 de Maio de 2018
15:18
Cassilândia/Itajá
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)