Cassilândia, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

27/10/2007 08:25

Hepatie B: Pesquisa avalia adesão de estudantes à vacina

Agência Notisa

Resultados mostram que somente 64% dos adolescentes aceitaram a primeira dose da vacina e que fatores escolares exerceram um papel importante na aceitação da medicação, como a escola e o turno.



A infecção pelo vírus da hepatite B (VHB) é uma das principais causas de doença aguda e crônica do fígado, podendo evoluir ainda para cirrose e carcinoma hepatocelular, sendo considerada um importante problema de saúde pública em todo o mundo. No Brasil, o Ministério da Saúde estima que 15% da população já foi exposta ao vírus da hepatite B, e que 1% sofra de hepatite B crônica. A vacina contra o vírus da hepatite B é a forma mais eficaz de se prevenir a doença, no entanto, ainda é baixa a cobertura vacinal entre os adolescentes. Isso é o que mostram Sheila Teles e equipe da Universidade Federal de Goiás em um estudo que buscou verificar a adesão à vacinação de estudantes de baixa renda.



O trabalho foi realizado de novembro de 2003 a novembro de 2004, em uma região de baixa renda de Aparecida de Goiânia (GO). Foram avaliados 304 adolescentes de 12 a 19 anos, matriculados nas duas maiores escolas públicas da região. De acordo com artigo publicado na edição de setembro/outubro de 2007 da revista Ciência & Saúde Coletiva, “os adolescentes têm sido considerados um grupo com risco elevado de exposição ao vírus da hepatite B por apresentarem tendência a relações sexuais sem proteção e com múltiplos parceiros, experiências com drogas ilícitas e uso abusivo de álcool”.



Os resultados mostram que somente 64% dos adolescentes aceitaram a primeira dose da vacina. Por outro lado, dos que aderiram, 93,3% receberam o esquema completo. Os pesquisadores constataram que fatores escolares exerceram um papel na aceitação da vacina, como a escola e o turno. “A chance de não aceitar a vacina foi 2,23 vezes maior em indivíduos que estudavam no período noturno quando comparados aos do período diurno. Pesquisas têm mostrado uma freqüência maior de comportamentos de risco, como uso de drogas ilícitas e outras substâncias psicoativas, em indivíduos que freqüentam a escola no período noturno. Isso talvez possa explicar os resultados deste estudo, uma vez que esses comportamentos têm sido associados a uma menor aceitação da vacina contra hepatite B”, afirmam no artigo.



Segundo os especialistas, “os achados do estudo ratificam a baixa aceitação da vacina contra hepatite B em adolescentes, evidenciam a necessidade de programas de educação em saúde para sensibilização desse grupo em relação à vacinação, e reforçam a importância de estratégias de imunização na escola para o cumprimento do esquema completo da vacina contra o VHB nesta população-alvo”.



Agência Notisa (jornalismo científico - science journalism)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)