Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Hemorróidas

BabyCenter Brasil - 13 de fevereiro de 2016 - 09:00

Acho que estou com hemorroidas. O que são elas?

As hemorroidas são varizes no reto. Se você anda sentindo muita coceira na área -- dolorida ou não -- e notou até sangue, provavelmente você está com hemorroidas. Mas também há a possibilidade de você ter apenas pequenas fissuras no ânus, causadas pela prisão de ventre.

É comum ter hemorroidas na gravidez?

Sim, até 50 por cento das grávidas sofrem com hemorroidas durante a gestação ou depois de dar à luz. Caso você tenha tido hemorroidas antes da gravidez, pode ser que tenha de novo, embora muitas mulheres realmente só sofram com o problema pela primeira vez quando estão grávidas.

É possível também que elas apareçam durante o segundo estágio do trabalho de parto, quando você estiver fazendo força. De qualquer forma, você vai ver que elas tendem a se resolver sozinhas depois de o bebê nascer.

Por que estou com hemorroidas?

Há provavelmente dois fatores: seu fluxo de sangue aumentado e a prisão de ventre.

A gravidez torna as mulheres mais suscetíveis a hemorroidas, varizes e até sangramento nas gengivas devido ao aumento da quantidade de sangue circulando no corpo. Com isso as veias se dilatam, e especialmente as que se encontram abaixo do nível do útero têm propensão a ficar mais inchadas devido à pressão.

A prisão de ventre, fenômeno que geralmente acompanha a gravidez, também pode causar ou agravar as hemorroidas.

Como posso me prevenir contra as hemorroidas?

Mesmo que as grávidas tenham maior chance de ter hemorroidas, elas não são inevitáveis! Ajude seu corpo a funcionar bem, não adie as idas ao banheiro e tampouco passe tempo demais sentada no vaso sanitário (apesar da vontade de aproveitar para relaxar ou finalmente arranjar tempo de dar uma olhada na revista).

Agora, o jeito mais eficaz de tentar impedir as hemorroidas é evitando a prisão de ventre. Para isso, coma uma dieta rica em fibras, beba bastante água (cerca de oito copos por dia) e tente se exercitar com regularidade, mesmo que você só tenha tempo para uma rápida caminhada.

Pratique diariamente exercícios para os músculos da região vaginal e pélvica. Para isso, tensione os músculos ao redor da vagina e do ânus e prenda por oito a dez segundos antes de relaxar. Repita 25 vezes.

Esse tipo de exercício não só aumenta a circulação na área do reto (diminuindo portanto as chances de desenvolver hemorróidas) como também fortalece os músculos da vagina e do períneo, algo que ajudará tanto no parto como na recuperação pós-parto.

Como cuidar das hemorroidas?

Tome um banho morno de banheira ou faça banhos de assento. Isso vai aliviar a coceira e a dor.

Depois de evacuar, limpe bem a área afetada, de preferência com água morna e se secando com uma toalhinha de algodão (o papel higiênico costuma irritar ainda mais a região). Algumas mulheres optam por usar lenços umedecidos. Outra dica é lavar a região com chá de camomila. Prepare o chá e deixe num borrifador no banheiro. O chá pode ser mantido por sete dias no borrifador.

Há grávidas que recomendam compressas de gelo, enquanto outras consideram que o calor dá mais alívio. Experimente as duas coisas para decidir qual é melhor para você.

Diminua a pressão da área retal para reduzir as chances de ter hemorroidas ou para aliviar a dor, caso elas já tenham aparecido. Evite se sentar ou ficar de pé por períodos prolongados e deite de lado, não com a barriga para cima.

Peça para seu médico uma recomendação de pomada ou supositório. Há muitos produtos no mercado, mas não deixe de trocar uma ideia com o obstetra antes de comprar qualquer um.

Se estiver doendo demais ficar sentada, use uma almofada especial com um furo no meio (à venda em lojas de artigos médicos), ou adapte uma boia de criança ou uma almofada de amamentação, evitando apoiar o peso do corpo na área dolorida.

Quando devo ligar para o médico?

Fale com o médico se seus esforços para tratar do problema não ajudarem, ou se notar sangramento. Em alguns casos, uma pequena cirurgia para a retirada das hemorroidas é necessária após o fim da gestação. Embora as hemorroidas sejam a causa mais comum de sangramentos retais, isso não pode deixar de ser avaliado por seu médico. Mas não se preocupe, as hemorroidas costumam diminuir ou desaparecer completamente uma vez que o bebê nasça.
Compartilhar

SIGA-NOS NO Google News