Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Helicópteros brasileiros resgatam reféns da Farc

Agência Brasil - 27 de março de 2010 - 23:55

Já estão em Villavicencio, na Colômbia, os dois helicópteros brasileiros colocados à disposição da Cruz Vermelha Internacional para a ação humanitária de resgate do sargento Pablo Emilio Moncayo e do cabo Josué Daniel Calvo que estão há 12 anos como reféns das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

As aeronaves partiram no início da manhã de hoje (27) de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, e chegaram por volta das 15h30 em Villavicencio. De acordo com informações do Comitê Internacional da Cruz Vermelha no Brasil, os militares brasileiros aguardarão até amanhã (28) quando deve ser realizada a primeira das duas ações de resgate dos reféns.

A ideia é de que a libertação dos reféns sejam realizadas em dois locais diferentes – um para cada refém. A operação deve ser realizada em etapas e horários distintos. Observadores que acompanham as articulações informam que, inicialmente, seria resgatado Moncayo e depois, Calvo.

As negociações são conduzidas pela senadora Piedad Córdoba, que faz oposição ao governo de Álvaro Uribe, e do Comitê Internacional da Cruz Vermelha. Do lado brasileiro, participam diretamente da operação apenas militares. Mas as negociações foram orientadas pelo assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia.

Moncayo está em poder das Farc há 12 anos e Calvo, há 11 meses. Os militares brasileiros também vão ajudar no traslado dos restos mortais do major Julián Ernesto Guevara, que foi morto em cativeiro. Pelos dados de especialistas brasileiros, ainda restam 20 militares em poder das Farc.

SIGA-NOS NO Google News