Cassilândia, Quarta-feira, 07 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

19/05/2005 10:02

HB chega a marca de 50 cirurgias de mudança de sexo

Giseli Marchiote /Rio Preto News

A transexual Patrícia Viana, de 25 anos, será submetida nessa quinta-feira a uma cirurgia de mudança de sexo. O procedimento é um marco no país e será realizado pelo Hospital de Base de Rio Preto(SP), que chega à cirurgia número 50.

A paciente é paulista, mas mora na Suíça há três anos. Ela conta que há muito tempo gostaria de se submeter ao procedimento, mas se dedicou com intensidade ao assunto no último ano, quando procurou um profissional para realizar a cirurgia. “Através da internet cheguei ao médico, fiz um contato e vim para Rio Preto para ser operada”, conta.

O urologista Carlos Cury, responsável pela cirurgia de transgenitalização, explica que antes de marcar o procedimento a paciente foi submetida a um acompanhamento psicológico durante dois anos. “A avaliação é feita para verificar se o transexual está realmente preparado para se submeter à cirurgia”, afirma.

O Hospital de Base realiza esse tipo de procedimento desde 1998, quando ainda estava em fase experimental. Hoje a cirurgia já recebeu aval do Ministério da Saúde, mas ainda não é realizado pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

De acordo com Cury, a técnica utilizada na cirurgia foi desenvolvida no próprio hospital e traz avanços em termos estéticos. “A cicatriz decorrente do procedimento não é visível, ela fica escondida”, aponta.

A cirurgia leva cerca de quatro horas e envolve, além do anestesista, outros quatro profissionais da área médica. A paciente permanece no hospital durante um mês. Nos próximos três meses se submete a exames e após esse período já pode voltar as atividades normal, inclusive sexuais.

“Apesar de ser de alta complexidade, neste período não tivemos nenhum paciente que apresentasse problemas após a cirurgia”, garante o urologista.

Embora em estudos, o HB não faz a transgenitalização do sexo feminino para o masculino, apenas o inverso.

A operação será transmitida pelo site www.transexual.com.br, criado pela equipe médica responsável pela realização de operações de mudança de sexo do Hospital de Base.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
03:14
Loteria
Terça, 06 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
09:00
Maternidade
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
21:32
Loteria
13:15
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)