Cassilândia, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

23/01/2007 06:59

Hanseníase - Preconceito ainda é grande

Agência do Rádio

Embora a cura da hanseníase tenha sido descoberta na década de 40, o preconceito com os portadores da doença ainda é grande no Brasil. Na maioria dos casos, a falta de informação é o principal motivo. Para mudar essa situação, entram em cena entidades como o Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase, Morhan. Com 100 comunidades espalhadas por todo o País, a associação atua há 25 anos em prol da qualidade de vida dos hansenianos e contra a discriminação. Segundo o presidente do Morhan, Artur Custódio, não são raros os casos em que portadores de hanseníase ainda são demitidos ou afastados do convívio social. Ele acredita que só uma mudança cultural pode melhorar o comportamento em relação à doença, já que não há risco de contaminação uma vez que o tratamento é iniciado.

"A pessoa que inicia o seu tratamento para de transmitir a doença. Então, se ela tinha que transmitir a doença, transmitiu antes de saber que estava doente. Agora que sabe que está doente e está se tratando, ela não vai transmitir mais a doença. Não tem motivo para se separar objeto, separar pessoa. A gente acredita que, trabalhando a questão cultural nossa, mostrando o que é realmente a doença, a gente vai conseguir uma mudança de comportamento social frente à doença.

No próximo domingo vai ser lembrado o Dia Mundial do Hanseniano. Durante esta semana, em todo o Brasil, a data é comemorada com atividades culturais e educativas. Quem quiser entender mais sobre a doença ou denunciar maus-tratos aos portadores de hanseníase pode ligar para o Telehansen, no 0800 26 2001. A ligação é gratuita.

De Brasília, Eline Santos





Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
06:50
Loterias
Sexta, 02 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)