Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Haiti empossa novo presidente

Agência Brasil - 29 de fevereiro de 2004 - 18:08

O novo governante do Haiti é Boniface Alexandre, presidente da Suprema Corte que assume o poder com a responsabilidade de marcar a realização de novas eleições, conforme prevê a constituição do país. Alexandre tomou posse horas depois de Jean-Bertrand Arisitide renunciar e fugir da ilha, que vive uma convulsão social desde o início do mês, quando rebeldes armados começaram a render cidades e vilas inteiras.

O presidente dos Estados Unidos, George Bush, que havia responsabilizado Aristide pelas cerca de 80 mortes ocorridas no conflito entre rebeldes e a polícia, autorizou o envio de fuzileiros navais para a ilha, localizada a sudeste de Cuba, mas espera a anuência do novo governo local. Bush destacou a importância de uma força internacional de paz atuar neste momento no Haiti para trazer de volta a ordem e a estabilidade.

O Haiti é o país mais pobre da América, e um dos cinco mais pobres do mundo. Neste ano, a população de aproximadamente 7,5 milhões de habitantes comemora dois séculos de independência da França. Apesar de tanto tempo de auto-governo, Arisitide foi o primeiro presidente eleito democraticamente nestes 200 anos. Mesmo assim, não é a primeira vez que é arrancado do poder por forças rebeldes: em 1991, um ano depois de ser eleito, ele foi deposto em por um golpe de estado, e voltou ao poder três anos mais tarde com amplo apoio dos Estados Unidos.

Com agências internacionais

SIGA-NOS NO Google News