Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Hackers usam falsa mensagem do TSE para instalar vírus

Lívia Gaertner / Corumbaonline - 27 de março de 2006 - 14:15

Desde que a Justiça Eleitoral divulgou a informação sobre o período de regularização de títulos de eleitor para quem deixou de votar nos últimos três pleitos, começou a circular na Internet, mensagem falsa atribuída ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). As mensagens voltaram a se intensificar com a proximidade do término do prazo que acontece nesta quinta-feira, 30 de março.

O texto, que vem marcado pelo timbre da instituição, informa que o título eleitoral do destinatário teve cancelamento provisório devido a uma irregularidade no CPF e pede que ele clique em um link que inicia uma outra página. Lá, o eleitor é orientado a fazer o download de um arquivo, através da opção “abrir”, porém ao invés de obter informações sobre o cancelamento, um vírus é instalado na máquina do usuário.

O TSE informa que não envia e-mails a eleitores, nem autoriza nenhuma outra instituição ou parceiro a fazê-lo em seu nome. No caso de recebimentos destas mensagens, o Tribunal orienta a apagá-las imediatamente.

Informações só no cartório

Em Corumbá e Ladário, são quase 300 registros de eleitores em condições de perder o título caso não compareçam ao cartório eleitoral para regularizar o documento. A relação com os nomes dos eleitores está afixada no mural dos cartórios.

È preciso apresentar os documentos de identidade, título de eleitor e pagar uma multa de três reais e cinqüenta centavos por cada pleito cuja ausência sem justificativa do eleitor for comprovada. Caso o cidadão tenha comparecido à seção eleitoral em dia de pleito, será exigido o comprovante de votação ou, então, justificativa eleitoral.

O eleitor em situação pendente que não cumprir esses procedimentos terá o título cancelado e ficará impedido de tirar passaporte, participar de concurso público, assumir cargo público, obter empréstimo na rede bancária oficial, tirar CPF e até mesmo receber salário (em caso de servidor público).

A sede os cartórios eleitorais fica na rua Delamare, entre as ruas Major Gama e Firmo de Matos. O horário de atendimento ao público é das 12h às 18h.

SIGA-NOS NO Google News