Cassilândia, Terça-feira, 19 de Setembro de 2017

Últimas Notícias

08/09/2017 07:40

Hackers alertam para risco de manipulação de eleições alemãs

Midiamax

Especialistas em segurança cibernética alertam para graves falhas de segurança em um software que será usado na eleição parlamentar alemã, marcada para 24 de setembro. O programa para registro e processamento dos resultados do pleito pode ser facilmente atacado, de acordo com uma análise de segurança realizada pelo Chaos Computer Club (CCC), uma das organizações de hackers mais influentes da Europa, noticiou nesta quinta-feira (7) o jornal "Die Zeit".

As deficiências identificadas no programa, chamado PC Wahl, permitiriam manipulação de resultados eleitorais também a partir de locais fora dos distritos eleitorais e estados alemães, alertou o CCC.

"O software não atende a princípios elementares de segurança de TI", conclui Linus Neumann, do Chaos Computer Club, destacando a grande quantidade de possibilidades de ataques e a gravidade das vulnerabilidades.

O software se destina ao registro dos resultados das contagens em distritos eleitorais e ao processamento e transferência desses resultados para centrais. Na Alemanha, não existe votação através de computadores. Os votos são em papel.

Segundo os especialistas, a transmissão dos dados de votação dos distritos eleitorais à central não é segura nem por meio de criptografia nem por uma autenticação efetiva.

Após a análise do CCC, os hackers do grupo conseguiram introduzir uma versão infectada do software em distritos eleitorais. Isso porque, segundo eles, os dados de acesso puderam ser encontrados na internet. Esta falha, entretanto, já teria sido corrigida.

Volker Berninger, desenvolvedor do software, minimizou as acusações. "No pior cenário, alguém poderia criar confusão. Então haveria resultados errados na internet, mas o papel ainda exibiria os resultados corretos. Isso causaria confusão, mas não teria nenhuma relevância", frisou.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 19 de Setembro de 2017
10:00
Receita do dia
Segunda, 18 de Setembro de 2017
22:10
Loteria
Domingo, 17 de Setembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)