Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Hábitos saudáveis são capazes de conservar a aparência

Agência Notisa - 27 de agosto de 2005 - 07:47

Cirurgia plástica pode ser adiada com mudanças na dieta e a prática de exercícios físicos. Segundo especialistas, cumplicidade entre médico e paciente é fundamental para o sucesso do procedimento.



O envelhecimento preocupa homens e mulheres cada vez mais cedo. É crescente o número de jovens que buscam manter uma vida saudável pensando no futuro. Os avanços nas técnicas de cirurgia plástica também podem atenuar ou reparar os efeitos da idade, sem que o paciente perca sua expressão facial ou os contornos originais da silhueta. Cirurgiões plásticos reuniram-se para debater o tema em mesa redonda intitulada Cirurgia Plástica e Envelhecimento no último dia do 43º Congresso Científico do HUPE, realizado no Hospital Universitário Pedro Ernesto (UERJ), no Rio de Janeiro.



Na opinião de Cláudio Cardoso de Castro, cirurgião e professor da UERJ, o sucesso de uma cirurgia plástica depende de diversos fatores, entre eles alimentação, saúde geral do paciente, fatores hereditários e idade. “Não podemos esperar que uma paciente de 70 anos, submetida a uma intervenção cirúrgica, tenha o mesmo resultado quando a técnica é aplicada em uma mulher de 40 anos. O procedimento também deve ser personalizado, respeitando e preservando os contornos naturais do paciente”, disse. “É preciso objetivar um resultado mais próximo do natural possível. O sucesso do procedimento está em olhar para alguém que foi submetido a uma cirurgia plástica e não ser capaz de notar. Um paciente satisfeito com o resultado de uma cirurgia afetará apenas mais um a favor do procedimento cirúrgico. No entanto, aquele que sai insatisfeito é capaz de influenciar cem pessoas quanto à mesma técnica”, ressaltou Cardoso de Castro.



Para Ronaldo Pontes, cirurgião plástico e professor da UERJ, “novas técnicas permitem que as cicatrizes diminuam cada vez mais. No entanto, o paciente deve estar ciente de que a qualidade da cirurgia não pode ser afetada com este objetivo”. Atualmente, em cirurgias para corrigir problemas estéticos no abdômen, a paciente veste um biquíni, para delinear os pontos de secção cirúrgica. “Assim temos idéia do local de preferência da cicatriz, respeitando a individualidade de cada corpo”, afirmou o médico. No caso de flacidez nas costas, Pontes orienta as pacientes, já que causa uma cicatriz visível.



Para o cirurgião plástico Ivo Pitanguy, o médico deve orientar o paciente para que ele não espere um resultado inalcançável. “Alguns pacientes vêem o cirurgião como um mago, capaz de tudo. Isso é muito perigoso. O sucesso da cirurgia depende de um misto de cumplicidade e criatividade entre o médico e o paciente”, declarou. O cirurgião ressalta que as estruturas funcionais devem ser preservadas sempre, como abrir e fechar os olhos normalmente. Também é preciso atenção para não lesionar nervos. “Na região do pescoço, por exemplo, preferimos recolocar o músculo no lugar a cortá-lo”, disse Pitanguy.



Substâncias injetáveis têm sido amplamente utilizadas para preencher sulcos na face ou promover uma rigidez muscular capaz de reduzir rugas e linhas de expressão. Pitanguy alerta para possíveis complicações. “O ácido hialurônico e a toxina botulínica, quando bem aplicados, produzem efeitos satisfatórios. O colágeno só deve ser aplicado após um teste prévio, e o preenchimento com gordura só é recomendado em alguns casos”, explicou. Para ele, a ginástica facial produz bons resultados, mas é preciso paciência. “Os exercícios devem ser feitos corretamente e na freqüência indicada, o que dificulta o sucesso no caso de pacientes indisciplinados”, disse.



O envelhecimento produz efeitos aparentes e também silenciosos, que só serão percebidos com o passar do tempo. Para Peter Bela Fodor, presidente da Associação Americana de Cirurgia Estética, a prevenção ainda é a melhor forma de manter a aparência jovem e saudável. “Ninguém morre de idade avançada, mas das complicações produzidas por ela. Com o tempo, órgãos e sistemas do corpo são afetados por doenças crônicas. Mas é possível envelhecer de forma consciente e saudável”, declarou o cirurgião. Altas taxas de glicose no sangue aceleram o processo de envelhecimento. De acordo com o médico, para promover o envelhecimento com saúde é preciso modificar os fatores de risco. Manter uma dieta com baixa quantidade de açúcar, aumentar o consumo de gorduras provenientes de peixe, azeite e amêndoas, evitar gordura de origem animal e praticar exercícios podem adiar ou até mesmo evitar doenças e uma futura cirurgia estética. Os benefícios se refletem na aparência e na saúde geral do paciente ao longo do tempo“, afirmou Peter.



Agência Notisa (jornalismo científico – science journalism)

SIGA-NOS NO Google News