Cassilândia, Domingo, 10 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

09/10/2009 07:47

Hábitos no café da manhã podem estar ligados à obesidade

Agência Notisa

Pesquisa revela, entre outras coisas, que maioria dos jovens obesos dos emirados árabes está entre os 13 e 14 anos de idade. Além disso, não tomar café da manhã para emagrecer tem efeito contrário: engorda.



De acordo com trabalho publicado no periódico espanhol Nutrición Hospitalaria, nos Emirados Árabes, a maioria dos adolescentes obesos está na faixa etária entre os 13 e 14 anos e existe associação entre o consumo do café da manhã nas escolas e a massa corporal. O levantamento foi realizado por A. A. bin Zaal, do Departamento de Medicina Preventiva do Ministério da Saúde dos Emirados Árabes Unidos (EAU), e colegas, e foi publicado na edição do quarto semestre de 2009 do periódico.



Segundo os pesquisadores, para obtenção de dados, foi realizado estudo na região que incluiu “estudantes jovens, com idades entre 12 e 17 anos”. Eles afirmam que foi escolhida “uma amostra representativa desses adolescentes (661 estudantes, 324 garotos e 337 garotas)”, de escolas preparatórias e secundárias. A amostra, conforme garantem os autores, “foi selecionada entre diferentes séries educacionais e áreas geográficas de Dubai (dentro das instituições preparatórias e secundárias) para garantir que os grupos etários e estratos sociais adequados fossem representados”.



Entre os resultados da pesquisa, os pesquisadores apontam que “a proporção de garotos com sobrepeso (18,5%) e obesos (22.2%) foi maior do que garotas com sobrepeso (13.1%) e obesas (20.5%)”, e que “a obesidade foi mais frequente em garotos com 12 anos de idade (32,4%), seguida pelos garotos com 14 anos (30,5%)”. Eles também afirmam que houve associação entre a frequência de consumo de café-da-manhã, lanchar entre café-da-manhã e almoço e obesidade em garotas, mas não em rapazes. “Um alto risco de obesidade pode estar associado com o consumo do café-da-manhã na escola tanto nos rapazes (OR = 3.0; CI 1.1-8.3) quanto nas meninas (OR = 3.4; CI 1.6-7.4). Os fast-foods revelaram uma associação importante com a obesidade nas garotas (P = 0.007), mas não nos garotos (P = 0.745). O risco de obesidade foi maior nos meninos que consumiram fast-foods em casa (OR = 1.3; CI 0.5-3.2), porém foi menor nas meninas (OR = 0.2; CI 0.1-1.0)”, garantem Zaal e colegas.



Para os autores, “as descobertas que revelam que ‘pular’ o café da manhã estar associado ao peso das adolescentes estão de acordo com as observações feitas em adolescentes no Brasil e na região do Golfo. Pular o café da manhã é um reflexo de uma técnica dietética tomada pelas meninas, e estudos feitos na América indicam que 32% das estudantes entre 18 e 24 anos de idade não tomam essa refeição como meio para controlar o peso”. Eles argumentam que “é possível que garotas que pulam o café da manhã consumam quantidades maiores de comida no almoço, e por consequência, ganhem peso”.



Agência Notisa (science journalism – jornalismo científico










O Cassilândianews não se responsabiliza por matérias com autoria

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 09 de Dezembro de 2017
09:09
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)