Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Há quase um mês do fim de prazo, quase 180 mil eleitores não fizeram biometria

Correio do Estado - 16 de fevereiro de 2018 - 08:20

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MS) contabilizou que ainda faltam quase 180 mil eleitores para realizarem a biometria em Campo Grande. Esse dado é atualizado até o começo da tarde desta quinta-feira (15). O público total que precisa passar pelo procedimento totaliza 613.218 pessoas, enquanto até hoje 70,69% (433.524) atendimentos foram realizados.

Campo Grande, a partir da eleição deste ano que vai eleger presidente, governador do Estado, senadores, deputados federais e estaduais, vai funcionar apenas com identificação por biometria dos eleitores. Além da Capital, a biometria será obrigatória em outros 2.799 municípios. Por isso é preciso passar pelo cadastramentro.

Importante frisar que apesar de algumas informações cirularem extraoficialmente que há multa de até R$ 150 para quem não se cadastrar, essa notícia é falsa. Quem não fizer a biometria será convocado pela Justiça Eleitoral em novos procedimentos e, em último caso, pode ter o título cancelado. Sem título de eleitor o cidadão não consegue assumir cargo público obtido por concurso ou mesmo participar de seleção pública, também fica proibido de tirar alguns documentos e certidões, além de ficar impossibilitado de obter empréstimos públicos ou participar de licitações.

O prazo final para concluir o cadastramento na Capital vai até 18 de março, ou seja, falta cerca de um mês para o encerramento do processo. A expectativa do TRE é que somente na unidade de atendimento especial montada no Memorial da Cultura Apolônio de Carvalho, na Avenida Fernando Corrêa da Costa, no Centro de Campo Grande, a partir dos próximos dias até 5 mil pessoas procurem o local diariamente.

Somente se essa média de público for às unidades de cadastramento na Capital será possível cumprir a meta de realizar o cadastro no total de eleitores cadastrados.

Segundo Gerson Mota, analista judiciário do TRE, são disponibilizados 80 kits capazes de atender até 400 pessoas a cada hora no Memorial da Cultura. O expediente é das 8 horas às 17 horas, sem intervalo de almoço, todos os dias da semana, inclusive aos feriados.

Confira os locais para realizar o cadastramento biométrico:

- Sebrae - Avenida Mato Grosso, 1661, centro

- Memorial da Cultura Apolônio de Carvalho - Avenida Fernando Corrêa da Costa, Vila Carvalho

- Escola Estadual Carlos Vilhalva Cristaldo - Rua Pádua Gazal, 13, Jardim Aeroporto

- Escola Estadual Maria de Lourdes Widal - Rua Anaca, 780, Vila Moreninha III

- Centro Integrado de Justiça (Cijus) - Rua 26 de Agosto esquina com Calógeras

- Central de Atendimento - Rua Delegado José Alfredo Hardman, Parque dos Poderes

SIGA-NOS NO Google News