Cassilândia, Segunda-feira, 24 de Junho de 2019

Últimas Notícias

25/05/2019 11:00

Gustavo Borges explica os benefícios da natação como atividade física

Brasil Saúde

Além de trabalhar vários grupos musculares, a natação auxilia na melhora da respiração, ajuda no controle do peso, proporciona bem-estar e eleva a autoestima. E o mais importante, pode ser praticada por pessoas de todas as idades, de bebês a idosos.

Poucos brasileiros têm mais autoridade no assunto que Gustavo Borges, dono de quatro medalhas olímpicas (prata nos 100m livre em Barcelona - 1992; prata nos 200m livre e bronze nos 100m livre em Atlanta - 1996; e bronze no revezamento 4x100m livre em Sydney - 2000).

"A natação é uma boa pedida para quem procura uma atividade física regular. Não tem impacto (na coluna e articulações) e é um esporte de enorme capacidade para melhorar a saúde e o bem estar do praticante", explica Gustavo Borges.

A prática do esporte é facilitada pela quantidade de piscinas disponíveis no país. "Felizmente, temos um bom número de piscinas públicas no país, além daquelas disponíveis no Sistema S, como Sesi e Sesc", aponta o ex-atleta.

No entanto, Gustavo recomenda o auxílio de um profissional especializado. "É possível nadar sozinho para sair do sedentarismo? É possível. Mas eu não aconselharia muito praticar a natação por conta própria. Fora a necessidade de um profissional bem treinado, assim como em qualquer outra atividade física, para poder te passar um bom treino, você precisa de muito conhecimento para saber o que está fazendo na piscina. Há também uma questão importantíssima que é a sobrevivência aquática (técnicas que ensinam como se virar na água em diversas situações)", acrescenta o medalhista olímpico.

Nem todo mundo pode arcar com os custos de uma aula de natação e acaba aproveitando o que está à mão, como a piscina do condomínio ou a do clube. Mas o atleta alerta para algo que deve sempre vir em primeiro lugar: a segurança. "Para o caso da prática esporádica em piscinas de uso livre, que é o caso dos clubes, por exemplo, onde você não tem ali perto o acompanhamento de um profissional, o foco da supervisão fica na sobrevivência. E quem faz isso é o Corpo de Bombeiros, o salva-vidas. Nestes casos é imprescindível a presença de um deles para que você possa se exercitar com segurança. O ideal, claro, é a presença de um profissional bem capacitado ao lado para que se alcance o objetivo da maneira correta", conclui Gustavo Borges.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 24 de Junho de 2019
Domingo, 23 de Junho de 2019
10:00
Receita do Dia
09:00
Santo do Dia
Sábado, 22 de Junho de 2019
16:02
Cassilândia
12:30
Copa do Mundo de Futebol Feminina
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)