Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Gushiken depõe nesta semana

12 de setembro de 2005 - 15:07

Os depoimentos à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito dos Correios que foram adiados em virtude das comemorações da Semana da Pátria serão tomados durante esta semana. Na terça-feira (13), os parlamentares ouvem sócios da SkyMaster e da Novadata, empresas acusadas de recebimento de benefícios indevidos nos contratos firmados com os Correios, e a presidente do Banco Rural. Na quarta-feira (14), às 10h, o ex-ministro Luiz Gushiken, atual chefe do Núcleo de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, prestará depoimento. Ainda nesta semana, a CPI deverá divulgar mais um relatório parcial.

Luiz Gushiken seria um dos membros do governo que coordenavam as indicações dos cargos públicos, especialmente as chefias dos fundos de pensão das estatais, que estão sob suspeita de tráfico de influência na CPI dos Correios. A Secretaria de Comunicação e Gestão Estratégica da Presidência da República, que ele chefiava até recentemente, foi acusada ainda de interferir indevidamente na escolha das agências de publicidade em benefício das empresas de Duda Mendonça e de Marcos Valério Fernandes de Souza.

Sub-relatorias

Na terça-feira (13), a sub-relatoria de Contratos, coordenada pelo deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP), deve ouvir, a partir das 14h, João Marcos Pozzeti, Américo Proietti e Hugo César Gonçalves, representantes da empresa Skymaster. Às 17h, ouve o presidente da Novadata, Mauro Dutra. As duas empresas mantêm contratos com os Correios.

Também na terça-feira, a sub-relatoria que investiga a DNA, a SMP&B e as fontes financeiras dos recursos irregulares, a cargo do deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR), ouve, às 14h, a presidente do Banco Rural, Kátia Rabelo. Na quinta-feira (15), a CPI dos Correios realiza reunião administrativa, quando serão entregues os novos relatórios parciais elaborados com os dados telefônicos e a rota do dinheiro proveniente dos empréstimos tomados pelo empresário Marcos Valério.

A agenda para a semana seguinte também já foi determinada. O banqueiro Daniel Dantas, do Opportunity, será ouvido na quarta-feira (21), a partir das 10h, no plenário da comissão.

Antes, na terça-feira (20), a sub-relatoria de Contratos vai ouvir Maurício Madureira, ex-diretor de Operações dos Correios, a partir das 14h. Já os dirigentes da empresa Beta (Brazilian Express Transportes Aéreos Ltda.) - Ioannis Amerssonis, Michel Abud Atie Júnior e Antonio Augusto Leite Filho - iniciam seu depoimento às 17h.

A sub-relatoria que investiga a DNA, a SMP&B e as fontes financeiras ouve no mesmo dia, às 14h, o representante do Banco BMG, Ricardo Guimarães, e, às 17h, Rogério Tolentino, sócio de Marcos Valério. Na quinta-feira (22), a CPI realiza reunião administrativa.

SIGA-NOS NO Google News