Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Guidelines para a anticoagulação na fibrilação atrial

Agência Notisa - 19 de outubro de 2007 - 08:08

Guidelines para a anticoagulação na fibrilação atrial podem não ser apropriados para a população em hemodiálise

De acordo com estudo publicado na edição de outubro da Nephrology, a incidência de grande hemorragia foi mais de três vezes superior a de AVC entre os 155 pacientes analisados.

Embora a fibrilação atrial (FA) seja um procedimento comum em pacientes em hemodiálise, os riscos e os benefícios da anticoagulação não estão bem caracterizados neste grupo. Interessados no assunto, pesquisadores do Auckland City Hospital (Nova Zelândia) investigaram, retrospectivamente, a prevalência de FA, seus fatores de risco associados e a incidência de AVC e hemorragia em uma coorte de 155 pacientes em hemodiálise.



De acordo com artigo publicado na edição de outubro da Nephrology, o estudo identificou aqueles com FA permanente ou paroxística e coletou os dados clínicos e ecocardiográficos no baseline. Além disso, foram avaliadas as incidências de acidentes vasculares cerebrais (AVC), grande hemorragia e mortalidade por todas as causas durante o período médio de 26 meses de follow-up.



Os resultados mostram que a incidência de grande hemorragia foi mais de três vezes superior à de AVC. Segundo o artigo, AF esteve presente em 25,8% dos pacientes (paroxística em 18,1%, e permanente em 7,7%), sendo que estes tinham mais chances de serem mais velhos, de terem doença cardíaca isquêmica ou insuficiência cardíaca congestiva subjacente e de terem albumina sérica mais baixa. Os participantes do estudo tinham, em média, 56,9 anos de idade e estavam em hemodiálise há 39,3 meses. Do total, 62,6% eram homens.



“Apenas 12,5% dos pacientes AF foram anticoagulados, embora 47,5% apresentassem contra-indicações para warfarin. Eventos vasculares cerebrais ocorreram em 5,2% de todos os pacientes (30,4 episódios / 1.000 pacientes-ano), e grande hemorragia em 20,0% (106,4 episódios / 1.000 pacientes-ano)”, afirmam Andrew Cy To, Maha Yehia, John F Collins, autores da pesquisa. Já a mortalidade por todas as causas foi de 29,7%. Com base nos resultados, os autores sugerem que “as recomendações dos guidelines para a anticoagulação na AF, na população em geral, podem não ser apropriadas para a população em hemodiálise”.



Agência Notisa (jornalismo científico - science journalism)

SIGA-NOS NO Google News