Cassilândia, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

01/06/2015 11:32

Guia para Trânsito Animal a e-GTA, começa a valer hoje para bovinos e bubalinos

Renata Volpe Haddad, Campo Grande News

A partir de hoje, todos os animais que forem transportados no Estado, inicialmente os bovinos e bubalinos precisam ter a e-GTA (Guia de Trânsito Animal), que é solicitada e controlada exclusivamente pelo sistema informatizado da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), segundo publicação no Diário Oficial do Estado de hoje.

A guia pode ser utilizada em todo o Estado e a emissão fica autorizada para todas as espécies de animais e pelo produtor rural por meio da internet. Para cada espécie animal tem um modelo específico de e-GTA, que serão avaliados sob os critérios de risco sanitário e averbados com restrições administrativas ou judiciais.

O prazo de validade da guia será de no máximo cinco dias, e caso o produtor precise de um prazo maior, ele deverá obter a guia tradicional nas unidades locais da Iagro. A definição da rota ou do caminho a ser realizado durante o trânsito dos animais será obrigatória, devendo ser citados os principais pontos de referência de passagem, tais como rodovias, regiões ou outros que ligam o local do início da viagem até o destino final. Caso o campo destinado à definição da rota não seja preenchido, o sistema SanIagro (Sistema de Atenção Animal da Iagro) ou seu sucessor deverá bloquear a sequência do preenchimento da guia.

Pode ser feito o cancelamento da guia pelo solicitante no prazo de uma hora após a sua emissão ou pelas Unidades Locais da agência, por solicitação do produtor, apenas com o registro da justificativa apresentada. Se a Iagro verificar que há constantes cancelamentos de guias, isso pode acarretar no impedimento de novas solicitações do documento por parte do produtor, para verificação e avaliação dos fatos.

A solicitação de emissão da e-GTA será permitida somente para os produtores portadores da Inscrição Estadual na SEFAZ (Secretaria de Fazenda), não sendo permitida para os produtores que são cadastrados na Iagro apenas com o CPF (Cadastro de Pessoas Físicas).

Pagamento- Para cada solicitação de emissão de e-GTA, o sistema gera automaticamente, uma guia financeira em que o produtor deve solicitar a geração do boleto bancário, referente às guias impressas; caso isso não aconteça no prazo de 24 horas, e o não pagamento do mesmo em 72 horas, após a data de validade do trânsito, será impedidas novas solicitações de e-GTAs.

Os produtores deverão cadastrar a senha nas unidades locais da Iagro para ter acesso ao serviço de solicitação de guia que será feito somente pela internet, por meio do site www2.iagro.ms.gov.br.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 12 de Dezembro de 2017
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)