Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Guga decide não disputar a Davis

Waldemar Gonçalves Jr/Campo Grande News - 09 de março de 2004 - 11:28

O tenista brasileiro Gustavo Kuerten anunciou hoje que não disputará os jogos da Copa Davis, em que o Brasil enfrenta o Paraguai, de 9 a 11 de abril, na Costa do Sauípe, em Salvador (BA).
Integrante da equipe brasileira da Davis desde 1996, com um recorde de 29 vitórias e 14 derrotas na competição, tendo defendido o Brasil em 17 confrontos, Guga optou por não disputar o torneio em decorrência de discordâncias com a atual administração da CBT (Confederação Brasileira de Tênis).
A crise na equipe brasileira que disputa a Copa Davis estourou durante o Aberto do Brasil, há duas semanas, quando a CBT substituiu o capitão Ricardo Acioly pelo ex-jogador Jaime Oncins. Na ocasião, os jogadores se manifestaram contrários à mudança e fizeram severas críticas à confederação.
"Foi uma decisão muito difícil que eu tive que tomar. Jogo a Davis desde 96 e só deixei de representar o meu País uma vez, por motivos de saúde (no confronto contra a República Checa, em fevereiro de 2002). Tenho a Davis no sangue, vivi grandes emoções competindo, já joguei até machucado e estou triste por ter que deixar de jogar desta vez. Mas, pelo tênis brasileiro e pelo futuro dos tenistas, tive que escolher este caminho, por ver que a administração atual pouco fez para desenvolver o tênis e ajudar os tenistas", afirmou Guga, através de sua assessoria de imprensa, conforme reproduz o Terra Esportes.
"Já se passaram mais de sete anos que ganhei Roland Garros pela primeira vez e durante este período fui número um do mundo, o tênis ganhou projeção, visibilidade na mídia, novos patrocinadores, mas a Confederação não aproveitou para fazer um bom trabalho de base. Hoje em dia se tornar um jogador de tênis continua tão ou até mais difícil do que quando eu comecei a jogar", disse.
Tricampeão de Roland Garros, entre os 20 títulos que tem no circuito e líder do ranking mundial por 43 semanas, Guga se sentiu desrespeitado pela CBT, quando a entidade passou a interferir nos aspectos técnicos da Copa Davis, como a escolha do local e piso dos jogos e até mesmo trocou de capitão, sem avisar ou consultar os jogadores.
"Desde o confronto com o Canadá a gente vinha tentando um diálogo com a CBT. Fizemos uma reunião entre todos os jogadores e técnicos, com o presidente (Nelson Nastas) e dissemos que não estávamos contentes com a administração, que já havia passado muito tempo e que nada estava sendo feito. Depois dali a gente não viu nenhuma mudança e acho que chegou ao ápice agora, quando a CBT passou a tomar atitudes que influenciam diretamente na parte técnica", afirmou o tenista.
"Não fomos consultados sobre a escolha do local dos jogos e nem sobre a troca de capitão da Davis. Quando a gente ganha um confronto, nós jogadores somos elogiados. Quando perdemos, como foi contra o Canadá, no ano passado e somos rebaixados, nós jogadores levamos a culpa, não a CBT. Quem atua na Davis somos nós, os jogadores e fomos completamente desrespeitados".
Guga viaja nesta terça-feira à noite para os Estados Unidos, para disputar os Masters Series de Indian Wells e Miami. Antes de embarcar, em Florianópolis, ele atende a imprensa no aeroporto Hercílio Luz, por volta das 17h15 (horário de MS), ainda conforme os detalhes divulgados nesta manhã pelo site Terra Esportes.

SIGA-NOS NO Google News