Cassilândia, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

11/01/2006 12:40

Guarani-Kaiowá fazem protesto em favor de índios em MS

Ivan Richard/ABr

Representantes de várias aldeias Guarani-Kaiowá estão reunidos em uma praça do município de Dourados (MS), para fazer hoje (11) uma manifestação em frente ao Ministério Público Federal em favor dos índios que foram despejados das terras de Nhande Ru Marangatu, em dezembro do ano passado.

"O objetivo de todos que vieram aqui é apoiar o Nhande Ru Marangatu e também pedir justiça pela morte do Dorvalino Rocha", disse a líder indígena Léia Aquino, referindo-se ao índio assassinado no dia 24 de dezembro último, após o despejo da terra.

Léia informou que os índios desapropriados continuam acampados em condições precárias na beira da estrada que liga os municípios de Bela Vista e Antônio João. "Nossas casas são feitas de lona, sem nenhuma proteção. O que mais nos preocupa é que está aumentando o número de crianças desnutridas, porque as doenças são muitas, diarréia, vômito. Isso está baixando o peso das crianças", contou.

Os indígenas afirmam que continuarão acampados na estrada até uma decisão final do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a homologação da área. A previsão é que o caso seja reavaliado em fevereiro. Cerca de 700 Guarani-Kaiowá foram despejados por ordem judicial da terra Nhande Ru Marangatu em dezembro do ano passado, duas semanas depois de o STF conceder uma liminar cancelando a homologação da área a pedido de fazendeiros.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 09 de Dezembro de 2017
09:09
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)