Cassilândia, Terça-feira, 12 de Novembro de 2019

Últimas Notícias

15/10/2019 10:40

Grupo russo retorna a MS para discutir compra de fábrica da Petrobrás

Campo Grande News

Três Lagoas –a 338 km de Campo Grande– foi palco, ao longo desta segunda-feira (14), de negociações em busca de um acordo definitivo para a venda da UFN-3, a fábrica de fertilizantes nitrogenados ainda em obras e que pertence à Petrobras, aos russos da Acron Group. Representantes do conglomerado se reuniram com o prefeito Angelo Guerreiro (PSD), pela manhã, e à tarde com o secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, e o diretor-presidente da MS Gás, Rudel Trindade.

Detalhes sobre o andamento das negociações, porém, seguem tratados como sigilo pelo governo estadual. Verruck e Rudel não foram localizados pela reportagem para comentarem os resultados do encontro desta tarde.

Pela manhã, conforme a assessoria do prefeito, foram debatidos questões técnicas referentes a leis e incentivos fiscais para continuidade do empreendimento, bem como da infraestrutura de Três Lagoas e obras mitigatórias para o investimento bilionário –só a compra da fábrica é ventilada em mais de R$ 8 bilhões.

A ideia é que a Acron realize algumas melhorias na cidade como contrapartida dos incentivos. Detalhes sobre essa condicionante ainda serão discutidas em outras reuniões

Prosseguimento – As reuniões desta segunda foram continuidade de tratativas que se intensificaram em 18 de julho, quando uma delegação do conglomerado russo se reuniu com o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e demais integrantes do staff estadual –e, depois, com autoridades da União–, para debater temas como a transferência de incentivos fiscais da Petrobras para a Acron, considerados cruciais para o fechamento do negócio.

A intenção é que a Acron possa ficar isenta de pagar ICMS pela importação de equipamentos usados nas obras e na venda da ureia a ser fabricada no local. Naquele momento, ficou acertada a assinatura do contrato em agosto, com o início das operações previsto para 2024. No entanto, entraves burocráticos atrasaram a concretização do acordo, esperado para este mês.

Em paralelo, os russos também costuraram entendimentos para viabilizarem a operação da fábrica, como um acerto preliminar com a YPFB (estatal boliviana de combustíveis) para compra de 2,2 milhões de metros cúbicos diários de gás natural a partir de 2023 –a empresa do país vizinho também teria 12% da fábrica três-lagoense.

As obras da UFN-3 começaram em 2011 e foram paradas em 2014, com 81% do empreendimento concluído sob alegação de descumprimento de contrato pelo consórcio responsável pela construção. Em meio à crise na Petrobras, a estatal acabou autorizada a vender o controle acionário de subsidiárias.

A fábrica de fertilizantes nitrogenados terá capacidade de produção de 761,2 mil toneladas/ano de amônia e 1.223 mil toneladas/ano de ureia granulada. O governo do Estado estima que, com a retomada das obras, o complexo vai gerar mil empregos diretos e 10 mil indiretos.

 

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 12 de Novembro de 2019
10:00
Receita do Dia
09:00
Santo do Dia
Segunda, 11 de Novembro de 2019
10:00
Receita do Dia
09:00
Santo do Dia
Domingo, 10 de Novembro de 2019
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)