Cassilândia, Quinta-feira, 28 de Maio de 2020

Últimas Notícias

15/10/2019 10:40

Grupo russo retorna a MS para discutir compra de fábrica da Petrobrás

Campo Grande News

Três Lagoas –a 338 km de Campo Grande– foi palco, ao longo desta segunda-feira (14), de negociações em busca de um acordo definitivo para a venda da UFN-3, a fábrica de fertilizantes nitrogenados ainda em obras e que pertence à Petrobras, aos russos da Acron Group. Representantes do conglomerado se reuniram com o prefeito Angelo Guerreiro (PSD), pela manhã, e à tarde com o secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, e o diretor-presidente da MS Gás, Rudel Trindade.

Detalhes sobre o andamento das negociações, porém, seguem tratados como sigilo pelo governo estadual. Verruck e Rudel não foram localizados pela reportagem para comentarem os resultados do encontro desta tarde.

Pela manhã, conforme a assessoria do prefeito, foram debatidos questões técnicas referentes a leis e incentivos fiscais para continuidade do empreendimento, bem como da infraestrutura de Três Lagoas e obras mitigatórias para o investimento bilionário –só a compra da fábrica é ventilada em mais de R$ 8 bilhões.

A ideia é que a Acron realize algumas melhorias na cidade como contrapartida dos incentivos. Detalhes sobre essa condicionante ainda serão discutidas em outras reuniões

Prosseguimento – As reuniões desta segunda foram continuidade de tratativas que se intensificaram em 18 de julho, quando uma delegação do conglomerado russo se reuniu com o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e demais integrantes do staff estadual –e, depois, com autoridades da União–, para debater temas como a transferência de incentivos fiscais da Petrobras para a Acron, considerados cruciais para o fechamento do negócio.

A intenção é que a Acron possa ficar isenta de pagar ICMS pela importação de equipamentos usados nas obras e na venda da ureia a ser fabricada no local. Naquele momento, ficou acertada a assinatura do contrato em agosto, com o início das operações previsto para 2024. No entanto, entraves burocráticos atrasaram a concretização do acordo, esperado para este mês.

Em paralelo, os russos também costuraram entendimentos para viabilizarem a operação da fábrica, como um acerto preliminar com a YPFB (estatal boliviana de combustíveis) para compra de 2,2 milhões de metros cúbicos diários de gás natural a partir de 2023 –a empresa do país vizinho também teria 12% da fábrica três-lagoense.

As obras da UFN-3 começaram em 2011 e foram paradas em 2014, com 81% do empreendimento concluído sob alegação de descumprimento de contrato pelo consórcio responsável pela construção. Em meio à crise na Petrobras, a estatal acabou autorizada a vender o controle acionário de subsidiárias.

A fábrica de fertilizantes nitrogenados terá capacidade de produção de 761,2 mil toneladas/ano de amônia e 1.223 mil toneladas/ano de ureia granulada. O governo do Estado estima que, com a retomada das obras, o complexo vai gerar mil empregos diretos e 10 mil indiretos.

 

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 28 de Maio de 2020
Quarta, 27 de Maio de 2020
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)